Pesquisar este blog

sábado, 2 de abril de 2011

Trabalho de Atualidades

Terremoto atinge costa do Japão, gera tsunami e mata ao menos 337


Um forte terremoto de magnitude 8,9 atingiu nesta sexta-feira (11) a costa nordeste do Japão, segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS), gerando um tsunami de até dez metros de altura que varreu a costa do país, matando pelo menos 337 e causando destruição.


O tremor foi o sétimo pior da história, segundo a agência americana, e também o pior registrado na história do Japão.


A Indónesia e o Havaí também informaram que não houve danos na chegada das ondas a seu território, e o governo levantou o alerta. A ilha de Guam, território americano do Pacífico, também levantou o alerta. A Casa Branca avaliou que os EUA, principalmente o estado do Havaí, escaparam do pior.


Rebeldes e forças pró-Kadafi se enfrentam no leste da Líbia


As forças leais ao ditador líbio Muamar Kadafi estão bombardeando os últimos focos de resistência nas cidades de Ras Lanuf, uma cidade portuária petrolífera no leste do país, e Brega. Eles avançaram com tanques pelo deserto do sul, foguetes e tropas pelo oeste, e desembarcaram de lanchas na costa mediterrânea, a norte. O objetivo de Kadafi é chegar a Benghazi, a principal cidade controlada pelos rebeldes, a 300 km a leste de Brega.


As forças de Kadafi, neste momento, visivelmente estão demonstrando sua superioridade e vencendo essa guerra civil. O Exército rebelde, que provém das forças regulares, é muito inferior em armamento e treinamento ás brigadas de elite leais a Kadafi.


Crise no Egito


O Egito passa, neste começo de 2011, por uma mudança política desencadeada por revolta popular. Na sexta dia 11/02, a renúncia do presidente Hosni Mubarak foi anunciada pelo vice-presidente do país, Omar Suleiman. Mubarak estava há 30 anos no poder.


A decisão ocorreu após 18 dias de violentos protestos de rua que deixaram mais de 300 mortos e 5 mil feridos. O movimento popular tem inspiração no levante que derrubou o presidente da vizinha Tunísia, Zine El Abbine Ben Ali, cujo governo se prolongava havia 23 anos. Além do Egito, os levantes no mundo árabe inspirados no exemplo da Tunísia se espalharam por Jordânia, Iêmen, Argélia, Mauritânia, Sudão e Omã.


São Lourenço do Sul (RS) tem mortes e desabrigados por conta de chuvas


Cerca de 20 mil pessoas, segundo avaliação preliminar da Brigada Militar (BM), tiveram de deixar suas casas na madrugada desta quinta-feira (10/03), em São Lourenço do Sul (RS), em função da forte chuva e da enxurrada que atingiram a cidade. Segundo autoridades, a situação tende a piorar nas próximas horas, pois há previsão de mais chuva.


A chuva teve início por volta das 15h nas nascentes do arroio, no interior do município. De acordo com a prefeitura, o leito do arroio triplicou em relação a seu curso normal. Segundo o Capitão Daniel Soares, da BM, há pessoas abrigadas nos telhados das casas.



Trabalho de Atualidades: Roberto Nery, Victor Horta, Eli Leles, Rafael Ruas e Bernardo Gonçalves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário