Dá-se o nome de fundamentalismo aos movimentos de caráter religioso, étnico, econômico e político. Este termo foi criado dentro do protestantismo do sul dos Estados Unidos no século XIX e, portanto a princípio veio sob contexto religioso.
Em seu contexto inicial, é fundamentalista quem acredita e confia na Bíblia, quem considera a divindade de Jesus Cristo, quem crê no nascimento de Jesus Cristo através de um corpo virgem, quem crê em sua morte e ressurreição a favor da humanidade, quem crê em sua vinda à Terra, quem acredita na criação da Terra em seis dias e na salvação eterna dos cristãos bem como a condenação eterna dos não-cristãos.
O fundamentalismo também é um termo utilizado pelos islâmicos a fim de propagar o alcorão como forma de organização, moral, estilo de vida e de política. Muitos confundem o fundamentalismo protestante ao islâmico, mas muito se diferem visto que o islamismo considera suas autoridades políticas como mediadores da fé. No ponto de vista econômico, o fundamentalismo não considera a religião e sim a pessoas de muitas riquezas e posses materiais.
Fonte: Mundo Educação
Este blog é um espaço cultural que tem por objetivo mostrar fatos atuais e aspectos importantes da área de artes. Foi iniciado em 2011 por alunos de uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental Maior e será mantido pela mesma turama neste ano de 2012 e demais novatos. Foi construído com o objetivo de levar à sociedade um conjunto de informações e conhecimentos; realizar associações, produzir textos criativos e despertar a consciência crítica.
Parabéns pela postagem! É muito importante as pessoas saberem o que fundamentalismo e saber diferenciar o fundamentalismo protestante do islâmico.
ResponderExcluir