Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Fundamentalismo

Dá-se o nome de fundamentalismo aos movimentos de caráter religioso, étnico, econômico e político. Este termo foi criado dentro do protestantismo do sul dos Estados Unidos no século XIX e, portanto a princípio veio sob contexto religioso.

Em seu contexto inicial, é fundamentalista quem acredita e confia na Bíblia, quem considera a divindade de Jesus Cristo, quem crê no nascimento de Jesus Cristo através de um corpo virgem, quem crê em sua morte e ressurreição a favor da humanidade, quem crê em sua vinda à Terra, quem acredita na criação da Terra em seis dias e na salvação eterna dos cristãos bem como a condenação eterna dos não-cristãos.

O fundamentalismo também é um termo utilizado pelos islâmicos a fim de propagar o alcorão como forma de organização, moral, estilo de vida e de política. Muitos confundem o fundamentalismo protestante ao islâmico, mas muito se diferem visto que o islamismo considera suas autoridades políticas como mediadores da fé. No ponto de vista econômico, o fundamentalismo não considera a religião e sim a pessoas de muitas riquezas e posses materiais.

Fonte: Mundo Educação

Um comentário:

  1. Parabéns pela postagem! É muito importante as pessoas saberem o que fundamentalismo e saber diferenciar o fundamentalismo protestante do islâmico.

    ResponderExcluir