Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Trabalho Infantil

Tocantins lidera ranking e Rio tem menor índice de trabalho infantil no país

Segundo o IBGE, 4,5 milhões de pessoas entre 5 e 17 anos trabalham.
Dados foram obtidos pelo G1 com base em informações do IBGE.

O Tocantins é o estado com maior incidência de trabalho infantil em todo o país enquanto que o Rio de Janeiro tem o menor índice, segundo dados obtidos pelo G1 com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Cerca de 4,5 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos trabalham em todo país, de acordo com o IBGE - cerca de 10% de toda a população na faixa etária.

No Tocantins, o percentual da população entre 5 e 17 anos ocupada é de 15,7%. No Rio, o índice é 3,9%.

Seguindo método orientado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), o G1 cruzou os dados da população total de cada estado na faixa etária com a população ocupada na mesma faixa de idade - o IBGE só havia divulgado os números referentes às cinco regiões e não as informações individuais do estado. Confira abaixo a situação do trabalho infantil e juvenil em todos os estados.

Peti

Uma das formas de combate ao problema no Brasil é o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) do governo federal. Nele, os pais recebem benefício de até R$ 200 pelo Bolsa Família para que as crianças e adolescentes em situação de risco participem de ações educativas fora do horário escolar.

O Peti e o Bolsa Família foram integrados em 2005 e a unificação é alvo de críticas. Especialistas da área alegam que muitas famílias passaram a receber benefícios menores e, por isso, abandonaram as atividades do Peti complementares à escola. Com isso, podem ter voltado ao trabalho.

De acordo com a diretora de Proteção Social Especial da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Tocantins, essa pode ser uma das explicações para o estado estar no topo do ranking dos estados com maior incidência de trabalho infantil. "Nenhum fenômeno novo ocorreu no estado para que houvesse aumento do trabalho infantil. Temos um programa de proteção básica que atende 45 mil crianças com transferência de renda e programa socioeducativo."

Trata-se de um programa estadual que dá benefício de R$ 45 para os participantes que têm recreação e reforço escolar.


Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1342866-5598,00-TOCANTINS+LIDERA+RANKING+E+RIO+TEM+MENOR+INDICE+DE+TRABALHO+INFANTIL+NO+PAI.html

Um comentário:

  1. o trabalho infantiu eu acho que nao e errado
    a pessoa estudando e recebendo todos os seus direitos com carteiras assinada etc.

    ResponderExcluir