Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de abril de 2011

EUA usam Facebook e Twitter para lançar alertas

Os norte-americanos vão passar a receber alertas de terrorismo através do Twitter e do Facebook. A medida consta de um projecto de segurança interno do governo, a que a Associated Press teve acesso, e que termina com o actual código de cores.

Os níveis de alerta de terrorismo do governo norte-americano vão perder as cores passam a ser apenas dois: elevado e iminente. E vão ser revelados à população apenas em determinadas circunstâncias.

O Facebook e o Twitter são duas novidades deste novo projecto de segurança norte-americano. O novo plano de alertas de terrorismo prevê, «quando apropriado», a publicação online das ameaças nestas duas redes sociais. Mas apenas depois de as autoridades federais, estaduais e locais terem sido notificadas.

Os novos alertas de terrorismo vão ter data de expiração.

Espera-se que o novo sistema esteja activo a 27 de Abril.

Um documento com 19 páginas, para uso oficial e datado de 1 de Abril, descreve passo-a-passo o processo que vai ser adoptado quando o governo acreditar que os americanos podem estar a ser ameaçados por terroristas.

Primeiro serão notificados os membros do congresso, depois os funcionários anti-terrorismo de estados e cidades, seguem-se os governadores e presidentes da câmara e, finalmente, a população.

O documento especifica ainda quantos minutos as autoridades norte-americanas podem esperar antes de organizar uma conferência de urgência para discutir as ameaças.

O aviso de cores, que vigora actualmente e tornou-se um dos mais visíveis planos anti-terrorismo do Governo desde o 11 de Setembro de 2011, tem sido muito criticado. Muitos acusam-no de ser demasiado vago para ser útil. E tem sido uma boa fonte de inspiração para os comediantes, que muitas vezes o ridicularizam na televisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário