Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Amazônia

A Amazônia é uma região natural da América do Sul, definida pela Amazonas é coberta em grande parte por floresta tropical - a Floresta Amazônica (também chamada de Floresta Equatorial da Amazônia ou Hileia Amazônica) - a qual possui 60% de sua cobertura em território brasileiro. A bacia hidrográfica da Amazônia possui muitos afluentes importantes tais como o rio Negro, Tapajós e Madeira, sendo que o rio principal é o Amazonas, que passa por outros países antes de entrar em território brasileiro. O rio Amazonas nasce na cordilheira dos Andes e estende-se por nove países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador,Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela. É considerado o maior rio do mundo, em extensão e volume de águas.

No Brasil, para efeitos de governo e economia, a Amazônia é delimitada por uma área chamada "Amazônia Legal" definida a partir da criação da SUDAM (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia), em 1966.

É chamado também de Amazônia o bioma que, no Brasil, ocupa 49,29% do território, sendo o maior bioma terrestre do país.

Uma área de seis milhões de hectares no centro de sua bacia hidrográfica, incluindo o Parque Nacional do Jaú, foi considerada pela UNESCO, em 2000 (com extensão em 2003), Patrimônio da Humanidade.

2 comentários:

  1. Realmente, a floresta amazonica tem uma grande expansão territorial, nela pode ser encontrada uma rica biodiversidade, mas atualmente ela vem sendo devastada.

    ResponderExcluir
  2. a amazonia e a maio floresta do mundo com muita especies de plantas,animais, mais ela esta sendo muito devastada e isso esta sendo estudado porque
    ela que da o equilibrio ecologico da america.

    ResponderExcluir