Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Concentração de renda


A renda per capita ou rendimento per capita é um indicador que ajuda a saber o grau de desenvolvimento econômico de um país ou região (é a soma dos salários de toda a população dividido pelo número de habitantes) e consiste na divisão da renda nacional (produto nacional bruto menos os gastos de depreciação do capital e os impostos indiretos) pela sua população. Por vezes o produto interno bruto é usado.

A renda é calculada para o ano. Isto ocorre porque a apuração consolidada do PIB é realizada somente ao final do ano. Com relação as diferenças encontradas, devem-se basicamente a forma de contabilização, ou seja, preços correntes, ou série histórica normalizada. Para o Brasil, a fonte mais adequada para obter dados do PIB é o IBGE.

Embora seja um índice muito útil, por se tratar de uma média esconde várias disparidades na distribuição de renda. Por exemplo, um país pode ter uma boa renda per capita, mas um alto índice de concentração de renda e grande desigualdade social. Também é possível que um país tenha uma baixa renda per capita mas não haja muita concentração de renda, não existindo assim grande desigualdade entre ricos e pobres. Os atuais países com a mais alta renda per capita são o Luxemburgo, a Noruega, a Suíça, os Estados Unidos da América e aSuécia. (em PPC).

Também é importante notar que é impossível comparar as rendas per capita dos vários países com precisão, porque os preços dos mesmos produtos não são iguais e as diferenças entre os preços dos produtos são desproporcionais entre si, o que torna impossível saber com certeza se um país X tem uma renda per capita maior que um país Y, mesmo usando corretores de PPC. As estatísticas de renda per capita são usadas para se ter uma idéia grosseira do nível de vida dos habitantes de vários países e da produtividade industrial desses mesmos países..

A quantidade total de bens e serviços produzidos num país durante um ano contitui o Produto Interno Bruto (PIB). O PIB refere-se apenas à produção interna, isto é, realizada dentro do país.

Levando em consideração os bens e serviços produzidos no pais, os recursos que entram e que saem, temos o Produto Nacional Bruto (PNB) medido por ano em cada país.

Portanto, o PNB é igual à produção interna mais os recursos vindos do exterior menos os que saem do país. Na prática, contudo, salvo raríssimas exceções, a diferença em valor entre o PIB e o PNB de um país é pequena.

PIB = toda a produção anual de bens e serviços ocorrida dentro do terrítorio do país.

PNB = PIB + renda (dinheiro) vinda do exterior - renda (dinheiro) que saiu para o exterior.

Tanto o PIB quanto o PNB são índices bastante utilizados para medir o grau de riqueza de um país. Normalmente, os países ricos têm PIB menor e PNB maior (embora ambos altos), e os pobres têm PIB maior e PNB menor, porém ambos mais baixos. Isso se dá por que o PIB é usado para avaliar quanta riqueza um país produz.

A renda per capita ("por pessoa", "por cabeça") mostra a renda média da população. Normalmente os países desenvolvidos têm PIB e renda per capita maiores que os dos países subdesenvolvidos.

Os Estados Unidos possuem uma economia gigantesca, a maior do mundo, com um PIB superior a 13 trilhôes de dólares, ao passo que alguns países pobres, como a República Democrática do Congo, têm um PIB de apenas 8,5 bilhões de dólares.

Entretanto, nem sempre um grande PIB corresponde a uma elevada renda per capita, pois ela não depende apenas das riquezas produzidas, mas também do tamanho da população do país. A China, por exemplo, tem um PIB de mais de cinco trilhões de dólares - um dos maiores do mundo (FMI-2010). Porém, devido à sua imensa população, a divisão dessa riqueza pelos habitantes resulta numa renda per capita modesta, de apenas dois mil dólares. A Noruega e a Suíça, embora não possuam PIBs na casa dos trilhões de dólares, têm as mais elevadas rendas per capita do mundo, em virtude de suas pequenas populações.

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Renda_per_capita

Nenhum comentário:

Postar um comentário