Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Carnaval

O carnaval chegou ao Brasil em meados do século XVII, influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como a França, o carnaval acontecia em forma de desfiles urbanos, ou seja, os carnavalescos usavam máscaras e fantasias.

Embora de origem européia, muitos personagens foram incorporados ao carnaval brasileiro, como, por exemplo, Rei momo, pierrô, colombina, entre outros.

Os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos cortejos de automóveis (corsos) surgiram. Mas tornaram-se mais populares no começo do século XX. As pessoas decoravam seus carros, fantasiavam-se e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades, dando origem aos carros alegóricos.

O carnaval tornou-se cada vez mais popular no século XX, e teve um crescimento considerável neste período, que ocorreu em virtude das marchinhas carnavalescas.

A primeira escola de samba foi criada no dia 12 de agosto de 1928, no Rio de Janeiro, e chamava-se “Deixa Falar”.

Anos depois, a escola mudou seu nome para Estácio de Sá. A partir deste momento o carnaval de rua começou a ganhar um novo formato. Com isso, no Rio de Janeiro e São Paulo, começaram a surgir novas escolas de samba. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, iniciaram os primeiros campeonatos para constatar qual escola de samba era a mais bela e animada.
A região nordeste permaneceu com as tradições originais do carnaval de rua como, por exemplo, Recife. Já na Bahia, o carnaval de rua conta com a participação dos trios elétricos, embalados por músicas dançantes, em especial pelo axé.

Esta tradição que começou há anos atrás se manifesta até hoje. Em todos os anos, brasileiros vão para as cidades como Ouro Preto, Olinda, Recife ,Salvador ,Bahia ,São Paulo ,Rio de Janeiro entre outras.Além disso as tradições de trios elétricos com cantores de axé e samba movem multidões que seguem esses carros com o intuito de se divertirem.

Outra tradição que se segue até hoje é a tradição de disputas entre escolas de samba

como a Mangueira, a Beija-Flor, Gaviões da fiel e muitas mais nas grandes cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.

Neste ano tivemos como ganhadoras as escolas Beija-Flor no Rio de Janeiro, fazendo uma homenagem ao cantor Roberto Carlos e a Vai-Vai em São Paulo, homenageando o pianista e maestro João Carlos Martins.

Um comentário:

  1. ótima postagem sonre a história do carnava. Na verdade o carnaval é uma festa tão antiga, originária na Grácia, incorporada pela europa feudal e remontada no Brasil.

    ResponderExcluir