Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Terrorismo²

Paquistão rejeita críticas sobre combate ao terrorismo

O governo paquistanês rejeitou hoje um relatório dos Estados Unidos que faz grandes críticas aos esforços do país no combate a militantes islamitas e disse que não será responsabilizado pelos fracassos norte-americanos no Afeganistão.

"Eu gostaria de afirmar categoricamente que não compartilhamos a avaliação dos Estados Unidos", disse a porta-voz do Ministério de Relações Exteriores paquistanês, Tehmina Janjua. "As referências ao Paquistão são injustificáveis", afirmou.

"O Paquistão não deve ser responsabilizado pelos fracassos da estratégia da coalizão no Afeganistão. O Paquistão tem uma estratégia clara para cuidar disso e de outras questões e é guiado apenas por seus próprios interesses nacionais", completou Janjua.

O relatório divulgado na terça-feira destacou a deterioração da situação no cinturão tribal no noroeste do Paquistão, ao longo da fronteira com o Afeganistão, entre janeiro e março deste ano, e diz que o Paquistão ainda não abriu o caminho para triunfar sobre os insurgentes.

O documento lembra, porém, os "tremendos sacrifícios humanos" feitos pelas forças paquistanesas e a positiva cooperação militar entre o Paquistão e EUA nos últimos três meses.


O Paquistão afirma que suas tropas já estão esgotadas. Com estimados 147 mil homens no noroeste - mais do que o número de forças estrangeiras lideradas pelos Estados Unidos no Afeganistão - o Exército tem também sofrido pesadas baixas.


Além das operações militares, mais de 4.200 pessoas foram mortas em todo o Paquistão em ataques que teriam sido realizados pelo Taleban e por outras redes extremistas islamitas desde que as forças do governo invadiram uma mesquita de radicais em Islamabad, em 2007. As informações são da Dow Jones.


Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,paquistao-rejeita-criticas-sobre-combate-ao-terrorismo,703002,0.htm

Um comentário:

  1. hum...
    eli avaliei seu texto e fiquei na duvida pq é Terrorismo²? mas de qualquer jeito nada mal e nao sabia que o paquistão émeio mentiroso tbm ¬¬
    confio nao

    ResponderExcluir