Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de abril de 2011

O que é o terrorismo ?

A União Européia vai acelar a criação de leis que permitam um combate mais rápido e eficaz contra o terrorismo nos 15 países-membros.

Entre as propostas estão a criação de um mandado de prisão europeu para evitar a demora dos processos de extradição e uma definição universal do que pode ser considerado terrorismo.

Depois dos atentados em Nova York e Washington, fala-se agora de guerra contra os terroristas e a necessidade de puni-los e destruir a rede de atividades que eles desenvolveram em vários países.

Praticamente ninguém nega que lançar um avião com passageiros contra um edifício como o World Trade Center seja terrorismo. Mas a revolta com o que ocorreu relevou a discussão sobre o que é terrorismo para um segundo plano.

Liberdade

Em outras situações, o debate sobre quem deve ser considerado terrorista e quem deve ser considerado um lutador pela liberdade de um povo está longe de ser resolvido.

Poucos países na União Européia, por exemplo, definem o que é terrorismo em termos legais. Um deles é a Grã-Bretanha, onde a Lei do Terrorismo, promulgada no ano passado, é a mais completa de todos os países europeus.

A lei define terrorismo como o ato de agir – ou ameaçar com ação – a fim de influenciar o governo ou intimidar o público por motivos políticos, religiosos ou ideológicos.

As ações definidas na lei incluem atos de violência graves contra pessoas ou ameaça à vida, séria ameaça à saúde ou segurança pública, e destruição de imóveis.

Um comentário:

  1. Muito interessante, pois relata como o Terrorismo é violento e traz grandes destruições ás pessoas e 15 países que sofrem este tipo de atentado.
    Também mostra que em alguns países o Terrorismo é conceituado como um luta pela liberdade de um povo e não é ilegal.

    ResponderExcluir