Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Artes:VIK MUNIZ

Lixo Extraordinário será destaque em festival de cinema de Lisboa


O diretor João Jardim e o artista plástico Vik Muniz vão participar de um festival em Portugal: a 2ª edição do FESTin (Festival de Cinema Itinerante de Língua Portuguesa), acompanhando a projeção do documentário “Lixo Extraordinário”, indicado ao Oscar.
O evento, que será realizado em Lisboa, apresentou sua programação na terça (12/4). Serão projetados ao todo 72 filmes, procedentes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, com o objetivo de consolidar o festival como um panorama da produção de cinema na língua portuguesa.

Vik Muniz em cena de Lixo Extraordinário
“Lixo Extraordinário” foi incluído como destaque, por sua repercussão internacional. A coprodução entre Brasil e Reino Unido narra o trabalho de Vik Muniz no lixão do Jardim Gramacho, um gigantesco aterro sanitário nos arredores do Rio de Janeiro, para criar arte a partir do lixo e dos moradores do lugar. O filme teve três diretores: João Jardim, Lucy Walker e Karen Harley, e, além da indicação ao Oscar, foi premiado nos festivais de Sundance e Berlim.
Outro destaque do FESTin será uma homenagem ao cineasta mais velho do mundo, o português Manoel de Oliveira, de 102 anos de idade, e um tributo ao diretor português João Botelho, com exibição de quatro longas-metragens e um curta escolhidos por ele mesmo durante a semana do festival.

Manoel de Oliveira
O nome do evento denota o propósito de ser uma mostra itinerante e a diretora técnica do FESTin, Adriana Niemeyer, diz que a organização já recebeu convites de diferentes regiões do mundo para sediar o evento, entre elas a cidade de São Paulo.
“Estamos à espera de fechar os patrocínios”, ela explicou, na entrevista coletiva realizada na capital portuguesa.

João Botelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário