Pesquisar este blog

domingo, 3 de abril de 2011

Anita Malfatti


O ano de 1889 não foi marcado apenas pela proclamação da República, mas também pelo nascimento desta grande artista brasileira. Nascida em São Paulo, Anita é filha do engenheiro italiano Samuel Malfatti e da norte-americana Eleonora Catharina Malfatti. Aos três anos, Anita viaja para Itália para ser operada por uma atrofia congênita no braço e mão direitos. A intervenção médica resolveu parcialmente o problema e por isso, ela precisou de cuidados especiais para desenvolver habilidades com mão esquerda.

O nascimento da artista acontece através da mãe. Eleonora passou a lecionar pinturas e línguas no colégio Mackenzie após a morte do marido. Em 1909, Anita pinta seu primeiro quadro, “O burrinho correndo”, cópia de uma revista popular da época.

Seu tio Jorge mandou Anita para Alemanha para estudar pintura e desenho e obter assim, uma profissão. Lá, ela conhece obras de Van Gogh, Picasso e fica muito impressionada com os movimentos vanguardistas. Ganhou muita experiência, pois estudou com professores bem conhecidos na Europa.

A Primeira Grande Guerra a trouxe de volta para o Brasil, mas logo em seguida foi para os Estados Unidos continuar estudando. Em uma visita a uma ilha na costa leste, ela pintou a maioria quadros mais conhecidos. Entre eles podemos citar: “O Farol”, “A onda”, “Rochedos”, “O Barco”, “Paisagem amarela”, “O Homem amarelo”, “A boba”, “O Homem de sete cores”, “Mulher de cabelo verde”.

artes

Nenhum comentário:

Postar um comentário