Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Computadores já podem ser controlados com o pensamento

A ficção cada vez mais se aproxima da realidade. A mais nova prova disso é que cientistas da Universidade de Washington, nos EUA, conseguiram fazer com que alguns pacientes que sofrem de epilepsia movessem um cursor de computador apenas com a força do pensamento.

Esse recurso foi atingido por um grupo de cientistas liderado pelo Dr. Eric Leuthardt, com o uso de uma técnica chamada eletrocorticografia (ECoG). Para você ter uma ideia, ela consiste em inserir eletrodos implantados diretamente no cérebro, que registram e transferem os impulsos diretamente para o computador.

Funciona mais ou menos assim: os cientistas estipulam uma palavra, por exemplo, “oi”, para fazer com que o cursor do computador se mova para a esquerda quando os pacientes pensarem nela. E outra palavra como “tchau”, para levar o cursor para a direita, e outras para cima e para baixo.

O teste foi realizado com pacientes de 36 a 48 anos, e ofereceu um resultado extremamente positivo, já que atingiu 90% de precisão com a movimentação do cursor.

Com certeza esse tipo de tecnologia dá medo em muita gente. Afinal, será que estamos próximos de ler a mente das pessoas? De qualquer forma, trata-se de um grande avanço para aqueles que não conseguem se comunicar, como pessoas que perderam a mobilidade ou voz em acidentes e doenças neurológicas.

Fonte:www.msn.com

3 comentários:

  1. É concertesa um avanço tecnológico muito eficiente, agora pessoas com doenças ou com dificuldades de locomoção agora conseguem se divertir sem nenhum esforço!

    Julia Assis.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante!Com esta nova invenção tecnológica,todas as pessoas até mesmo aquelas com deficiência física terão acesso a tecnologia.Cada vez mais e mais nos surpreendemos com uma nova invenção,espero que as pessoas consigam ter acesso a este computador que promete ser um sucesso!

    ResponderExcluir