Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de abril de 2011

VIK MUNIZ

Vik Muniz (1961) é um artista plástico brasileiro radicado em Nova York, que faz experimentos com novas mídias e materiais, faz replica com geleia, pasta de amendoim, chocolate, macarrão e material reciclável.Suas obras são expostas e conhecidas pelo mundo todo:


algumas de suas obras:






Com obras nos principais museus de arte contemporânea do mundo, como o Metropolitan, o Whitney, o MoMA, de Nova York e o Reina Sofia, de Madrid, Vik Muniz, artista plástico brasileiro conhecido no mundo inteiro, consegue utilizar a fotografia como meio de representação de um diálogo com a História da Arte, que chega ao entendimento de todos pela simplicidade dos materiais que utiliza, quebrando a idéia de que arte é algo que só quem lida com ela entende.


Único filho de pai garçom e mãe telefonista, ainda adolescente mudou-se para os Estados Unidos onde passou cinco anos vivendo de subemprego, muitas vezes dormindo na rua. Trabalhando numa molduraria de Nova Iorque, passou a fazer quadros kitsch e produzir estranhas e incomuns esculturas que lhe abriram as portas do circuito de arte da cidade.

Serragem, açúcar, areia, papel de parede, jornais e lixo já foram usados em obras de arte por Picasso e Braque por volta de 1912 em Paris. Acrescentando novos elementos como algodão, chocolate, açúcar, arame, terra, barbante, especiarias, lixo, gel, mel, poeira e muitos outros, Vik Muniz, de uma maneira radicalmente criativa, produz obras que impressionam pela inovação e criatividade.



Vale a pena conferir.

 Vik Muniz


 Vik Muniz

 Vik Muniz

 Vik Muniz

Um comentário: