Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de abril de 2011

Renda per capita que compõe o IDH brasileiro


Um indicador social que evidencia um bom IDH é a renda per capita, no Brasil há uma grande desigualdade na distribuição de renda entre classes sociais e diferenças entre sexo e raça.

O rendimento de um país é expresso em renda per capita, que corresponde à riqueza de um país dividida pelo número de habitantes, mas uma elevada renda per capita não confirma ou não reflete a realidade, pois de uma forma geral a renda é mal distribuída.

Alguns dados do IBGE revelam que o Brasil alcançou um aumento razoável nos indicadores sociais, porém não houve progresso na distribuição da renda, pois a minoria dos brasileiros possui altos salários e a maioria ganha pouco ou nada.

A renda per capita é o resultado da soma de tudo que é produzido em uma nação no ano, em geral os países expressam a renda per capita em dólar, que no caso é a moeda referência no mundo, para realizar comparações entre os países. Para conceber a renda per capita de um país é preciso dividir o PIB pelo número de habitantes, o resultado é a renda per capita, que corresponde ao valor das riquezas que caberia a cada pessoa.

Hoje, no Brasil, cerca de 49 milhões recebem até meio salário mínimo per capita, cerca de 54 milhões de brasileiros não possuem rendimento, esses são considerados pobres. As disparidades são explícitas entre regiões e estados brasileiros, no nordeste 51% da população vive com até meio salário mínimo, ao contrário da região sudeste que é de apenas 18%. Outra desigualdade está entre homens e mulheres, pois as mulheres são em média mais pobres que os homens. Hoje no Brasil a renda per capita é de 8.020 dólares, quase a metade da Argentina com 12.460 dólares, isso conforme dados do FMI e do Banco Mundial.

Um comentário:

  1. A grande desigualdade social no país está prejudicando muito o mesmo. Enquanto países como a Argentina tem a renda per capita de 12.460 dólares, o Brasil tem quase a metade.Isso é muito ruim, pois muitas pessoas recebem muito dinheiro e outras não recebem nem um salário mínimo e isso prejudica muito o país.

    ResponderExcluir