Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Fotografia / Vik Muniz




A obra do artista Vik Muniz discute fotografia como meio de representação a partir do registro de materiais inusitados como chocolate, açúcar, poeira, lixo, arame, fios de algodão e papel picado, pimenta, entre outros, criando desse modo, um diálogo com a história da arte.

O próprio artista costuma dizer que pensava ser impossível trabalhar e ganhar a vida como artista plástico. O envolvimento com as artes plásticas veio tardiamente, quando ele se mudou para os Estados Unidos, em 1983, com um vocabulário restritíssimo em inglês.

Passou cinco anos vivendo de subempregos e chegou a dormir na rua. Foi quando trabalhava numa molduraria de Nova York que, ao saber que as horríveis pinturas que emoldurava eram vendidas por 200 dólares, pensou que podia fazer melhor. Além de produzir quadros kitsch, que lhe valiam alguns trocados, começou a fazer esculturas estranhas e incomuns que lhe abriram as portas do circuito de arte novaiorquino.

Explorar o horizonte da percepção visual usando materiais inusitados como serragem, açúcar, areia, papel de parede, jornais ou lixo numa obra de arte não é algo novo, pois Picasso e Braque já o faziam por volta de l9l2 em Paris. Mas Vik usa açúcar, arame, terra, barbante, chocolate, especiarias, lixo, gel, mel, poeira e outros elementos que seria cansativo enumerar, de uma maneira radicalmente criativa, sendo que essas são suas matérias primas e não meros adereços.

Nos Estados Unidos, ele já alcançou US$ 75 mil por uma fotografia e US$ 150 mil por um conjunto de 14 painéis, arrematados num leilão em Paris.

OBS: Para Artes.

2 comentários:

  1. É impressionante a forma e a habilidade com as quais o artista Vik Muniz consegue retratar uma imagem usando materiais que, em maior parte das vezes, não recebem valor algum. Também é interessante o fato de que as pessoas não dão valor àqueles simples materiais e dão tanto valor às obras. Acredito que as pessoas deveriam dar mais valor a tudo que têm em casa, pois tudo aquilo pode ser transformado em um produto surpreendente e inovador, assim como as obras deste ilustre artista plástico.

    ResponderExcluir
  2. FONTE: http://www.itaucultural.org.br

    ResponderExcluir