Pesquisar este blog

domingo, 10 de julho de 2011

Vida de Vik Muniz

Vik Muniz

Vicente José de Oliveira Muniz nasceu em1961 São Paulo Brasil. Teve desde a infância uma ligação com a arte, tinha uma maior habilidade com o desenho do que com as palavras, com 7 anos, desenha, mais ainda não escreve. O desenho o faz entrar em contato com o diretor da escola onde estudava e com seu auxilio participa de um festival onde ganha uma bolsa de estudo numa academia de desenho e escultura.

Vik Muniz sempre se recusou a ser chamado de artista brasileiro, sobretudo pelo longo tempo vivido no exterior. Deixou o país após levar um tiro na perna ao tentar separar uma briga em um bar de São Paulo.

Fotógrafo, desenhista, pintor e gravador. Cursou publicidade na Fundação Armando Álvares Penteado-Faap,em São Paulo.
Em 1983, passou a viver e trabalhar em Nova York. Desde 1988,realiza séries de trabalhos nas quais investiga, principalmente, temas relativos à memória, à percepção e à representação de imagens do mundo das artes e dos meios de comunicação.

Faz uso de técnicas diversas e emprega nas obras, com freqüência, materiais inusitados como açúcar, chocolate líquido, doce de leite, catchup, gel para cabelo, lixo e poeira.

Em 1988, realiza a série de desenhos The Best of Life, na qual reproduz, de memória, uma parte das famosas fotografias veiculadas pela revista americana Life. Convidado a expor os desenhos, o artista fotografa-os e dá às fotografias um tratamento de impressão, fazendo-as parecer reais às imagens. Nas séries seguintes, que recebem, em geral, o nome do material utilizado - Imagens de Arame, Imagens de Terra, Imagens de Chocolate, Crianças de Açúcar etc.

Passou a empregar os elementos para recriar figuras referentes tanto ao universo da história da arte como do cotidiano. Seu processo de trabalho consiste em compor as imagens com os materiais, normalmente instáveis e perecíveis, sobre uma superfície e fotografá-las. Nessas séries, as fotografias, em edições limitadas, são o produto final do trabalho. Sua obra também se estende para outras experiências artísticas como a earth work e as questões envolvidas no registro dessas criações.

20 comentários:

  1. adoro as suas obra e também sua vida que é muito interessante

    ResponderExcluir
  2. suas artes são muito bonitas elas espessas tudo o que é possível...e oque tambem não é possível...ELA retrata que o lixo não é só jogar mais fazer que nein voce é muito bonito de se ver adorei Mik Munir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao vicente jose oliveira muniz

      Excluir
    2. O nome dele é Vik Muniz... Não é "Vic muniz" e muito menos "Mik Munir"

      Excluir
  3. nao intemdi poha nenhuma foi minha proff q mando pesquisa :p q saco X(

    ResponderExcluir
  4. muito legal suas obras

    ResponderExcluir
  5. a obra mais legal foi a de diamantes

    ResponderExcluir
  6. muito legal suas obras

    ResponderExcluir
  7. adoro as obras de vick muniz

    ResponderExcluir
  8. juliana eu te amo amo
    ass: gabriela

    ResponderExcluir
  9. vick foi um otimo artista e fazia os seus desenho muito bem. parabens vic

    ResponderExcluir
  10. é verdade qu ele conseguiu bolsa, nao vi isso em nenhum outro site.

    ResponderExcluir