Pesquisar este blog

domingo, 10 de julho de 2011

ARTES: Das indústrias têxteis para a galeria de arte

Para comemorar 30 anos de carreira, o artista mineiro, Luiz Lopez, apresenta a exposição “Segunda Pele” na Galeria 1º Andar, em Belo Horizonte.
Ao longo de 30 anos dedicados à arte, o mineiro de Cataguases (MG), Luiz Lopez, teve como inspiração e referência os tecidos fabricados em sua cidade, pólo da indústria têxtil mineira e nacional. Dos retalhos de panos rejeitados pelas tecelagens, por excesso de tinta, erros nas gravações das estamparias ou manchas, ele visualizou a possibilidade de criação, expressão e arte.
A partir do olhar cuidadoso e da criatividade, aflorados pelas estampas, o artista idealizou seu trabalho tendo como matéria prima o tecido. São obras dessas séries, “Estampas” e “Carnaval”, que fazem parte da exposição individual de Luiz Lopez, que será aberta na próxima semana, em Belo Horizonte (MG).
Com curadoria de Celma Alvim e Glauco Moraes, a mostra, intitulada “Segunda Pele”, será aberta com um coquetel para convidados, no dia 14 de julho (quinta-feira), às 20h, na Galeria 1º Andar (Av. Getulio Vargas, 167 - Funcionários – BH/MG). Para completar as comemorações, Luiz Lopez lançará o livro “Luiz Lopez – 30 anos de arte”, onde conta sua trajetória, entre dificuldades e sucessos, que viveu em três décadas dedicadas à carreira.
O público, que poderá visitar a exposição entre 15 de julho e 15 de agosto, se surpreenderá com a harmonia, intensidade, vitalidade, lirismo e poesia presentes nas obras. A curadora Celma Alvim acredita que o público se encantará com a forma como o artista reciclou os tecidos que iam para o lixo e transformou em obra de arte. “Luiz Lopez prova como algo simples, costumeiro e que, muitas vezes, é descartado por vários de nós, pode se transformar em obras presentes numa galeria”, diz.
Para o crítico de arte e curador, Glauco Moraes, é uma honra apresentar aos mineiros as obras de um grande artista, que conquista pela sensibilidade e requinte que imprime em seu trabalho. “Luiz Lopez é uma referência das artes plásticas contemporânea. A Galeria 1º Andar se sente privilegiada por ter sido escolhida para ser o cenário das comemorações dos 30 anos de carreira desse artista que faz questão de destacar as raízes de sua terra natal”, finaliza.
O artista
Luiz Lopez nasceu em Cataguases, em 1959. É Bacharel em Letras, artista plástico e escritor. Já apresentou suas obras em diversas exposições coletivas em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=42911:das-industrias-texteis-para-a-galeria-de-arte&catid=50:cat-demais&Itemid=331
FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário