Pesquisar este blog

domingo, 10 de julho de 2011

Edvard Munch

Edvard Munch foi um importante artista plástico norueguês. É considerado, por muitos estudiosos das artes plásticas, como um dos artistas que iniciaram o expressionismo na Alemanha
Edvard Munch nasceu no sul da Noruega. A mente atormentada, a solidão, a angústia e o desespero caracterizam o seu trabalho. A sua obra foi expressão de sua vida. Levou as suas emoções ao seu trabalho numa interação tão forte que vida e obra se confundiram. Apresentou alterações mentais que só melhoraram quando abrandou os temas dos seus quadros. Munch mostrava o homem moderno, “pessoas que respiram, sentem emoções sofrem e amam”. Nos seus quadros a beleza estava ausente e a expressão do lado sombrio da vida era o tema principal. Apresentou uma série chamada o “Friso da Vida” que causou grande espanto. Os seus trabalhos principais foram: A Dança da Vida, O Ciúme e O Grito.

munch  (182kb)

Edward Munch

“Um grito passou pela natureza, a cor uivava” (Munch). A emoção presente como nunca antes na história da pintura. Não há necessidade de representação perfeita para sentir, apenas linhas e cores.

http://www.naturale.med.br/artes/3_a_transicao_para_a_arte_do_secxx.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário