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domingo, 10 de julho de 2011

Aumentar as vendas vai além das datas comemorativas

Todo ano acontece a mesma coisa. Na véspera de datas comemorativas como: dia internacional da mulher, dia da secretária, dia dos namorados, dia dos pais, dia das mães, dia das crianças, natal etc. As indústrias preparam-se para atender o comércio, todo o comércio passa a enfeitar os estabelecimentos com temas das datas comemorativas em questão. Fica tudo muito lindo e todos com muitas expectativas de obterem resultado superior ao ano anterior.

O mais importante de tudo normalmente é esquecido. As datas comemorativas sempre existirão, porém, seus clientes poderão deixar de voltar caso suas expectativas também não sejam atendidas e superadas.

Produtos bonitos, variados, com qualidade, preço atraente e bom crediário nem sempre são determinantes para realizar as vendas. O bom atendimento também é muito importante. Devemos lembrar que os clientes satisfeitos provavelmente retornarão, porém os insatisfeitos com certeza evitarão passar por mais um momento de insatisfação.

Satisfazer um cliente não é necessariamente vender por um bom preço, como muitos acham. É saber valorizar o interesse, idéia, opinião e desejo do cliente pelo produto ou serviço.

Existem várias atitudes simples que proporcionam grandes resultados a todos, independente de ser em um momento de venda de produto ou serviço. Estas atitudes podem ser os maiores diferenciais que você oferecerá em relação aos seus concorrentes:

1. Sorria – Não faz mal a ninguém e contagia a todos que estão próximos

2. Chame pelo nome – Demonstra reconhecimento e respeito

3. Mantenha a privacidade - Dar distância ou aproximar quando for o momento adequado demonstra respeito ao momento do cliente

4. Saiba ouvir - Não julgue, não suponha, apenas ouça, analise, interprete e em seguida aja. Se tiver alguma dúvida, pergunte.

5. Saiba ler o comportamento - O corpo fala. Entenda os gestos, as expressões, o olhar, o andar. Observe o tempo que o cliente dedicou a cada item, verifique com quem ele está, se ele é decidido ou gosta de opiniões de quem confia.

6. Seja proativo - Independente de ser realizada uma venda no exato momento demonstre disponibilidade ao cliente. Dê um cartão, diga seu nome, mostre outras opções que sejam convenientes com o que ele busca.

7. Não se apegue ao preço e condições - Mesmo que sempre seus clientes perguntem o preço, evite falar quanto custa e como pode ser pago sem que o cliente pergunte. Muitos podem se sentir desconfortáveis, desvalorizados e até humilhados quando alguém fala “custa R$ 50,00 e pode ser parcelado em até 5x”. Se o preço não estiver exposto, espere ele perguntar e se for o caso complemente com informações tipo “além de nossos preços serem diferenciados, temos várias condições de pagamentos exclusivas”.

8. Seja carismático - Tire a cara de dor de dente e demonstre simpatia. Há pessoas que ficam na entrada do estabelecimento a cara do “Hardi” do desenho da Hanna Barbera “Lippy e Hardi” (ó vida, ó azar) aguardando clientes, porém conseguem apenas o efeito espantalho, espantando os clientes.

FONTE:
http://www.artigos.biz/aumentar-as-vendas-vai-alem-das-datas-comemorativas/

OBS: Achei interessante colocar um ponto de vista diferente do nosso (consumidores) a respeito das datas comemorativas.

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