O mais importante de tudo normalmente é esquecido. As datas comemorativas sempre existirão, porém, seus clientes poderão deixar de voltar caso suas expectativas também não sejam atendidas e superadas.
Satisfazer um cliente não é necessariamente vender por um bom preço, como muitos acham. É saber valorizar o interesse, idéia, opinião e desejo do cliente pelo produto ou serviço.
1. Sorria – Não faz mal a ninguém e contagia a todos que estão próximos
2. Chame pelo nome – Demonstra reconhecimento e respeito
3. Mantenha a privacidade - Dar distância ou aproximar quando for o momento adequado demonstra respeito ao momento do cliente
4. Saiba ouvir - Não julgue, não suponha, apenas ouça, analise, interprete e em seguida aja. Se tiver alguma dúvida, pergunte.
5. Saiba ler o comportamento - O corpo fala. Entenda os gestos, as expressões, o olhar, o andar. Observe o tempo que o cliente dedicou a cada item, verifique com quem ele está, se ele é decidido ou gosta de opiniões de quem confia.
6. Seja proativo - Independente de ser realizada uma venda no exato momento demonstre disponibilidade ao cliente. Dê um cartão, diga seu nome, mostre outras opções que sejam convenientes com o que ele busca.
7. Não se apegue ao preço e condições - Mesmo que sempre seus clientes perguntem o preço, evite falar quanto custa e como pode ser pago sem que o cliente pergunte. Muitos podem se sentir desconfortáveis, desvalorizados e até humilhados quando alguém fala “custa R$ 50,00 e pode ser parcelado em até 5x”. Se o preço não estiver exposto, espere ele perguntar e se for o caso complemente com informações tipo “além de nossos preços serem diferenciados, temos várias condições de pagamentos exclusivas”.
OBS: Achei interessante colocar um ponto de vista diferente do nosso (consumidores) a respeito das datas comemorativas.
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