Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Cidadania

Ser cidadão é respeitar e participar das decisões da sociedade para melhorar suas vidas e a de outras pessoas. Ser cidadão é nunca se esquecer das pessoas que mais necessitam. A cidadania deve ser divulgada através de instituições de ensino e meios de comunicação para o bem estar e desenvolvimento da nação.

A cidadania consiste desde o gesto de não jogar papel na rua, não pichar os muros, respeitar os sinais e placas, respeitar os mais velhos (assim como todas às outras pessoas), não destruir telefones públicos, saber dizer obrigado, desculpe, por favor e bom dia quando necessário... até saber lidar com o abandono e a exclusão das pessoas necessitadas, o direito das crianças carentes e outros grandes problemas que enfrentamos em nosso país.

"A revolta é o último dos direitos a que deve um povo livre para garantir os interesses coletivos: mas é também o mais imperioso dos deveres impostos aos cidadãos."
Juarez Távora - Militar e político brasileiro.

Continua:
http://www.webciencia.com/18_cidadania.htm

2 comentários:

  1. Sua postagem é interessante porque se trata da cidadania. Queria completar sua postagem deizendo que o despertar da cidadania é um dos mais importantes momentos da vida de crianças, jovens e adultos, é quando a noção de direitos e deveres ultrapassa meros interesses individuais e, com isso uma nova visão de mundo.

    ResponderExcluir
  2. As pessoas no Brasil sao quase selvagens.
    Você vê gente jogando papel, e elas não pensam que aquele papel entope o bueiro que um dia pode ajudar a alagar a sua casa .
    Elas não pensam nas consequências, por falta de conscientização e educação.
    Brasileiro é conhecido por pensar só no hoje ,agora, não se importar com o futuro e com os outros porque o importante é se dar bem e não precisar fazer nada.

    ResponderExcluir