Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Consumismo

Consumismo é o ato de comprar produtos e/ou serviços sem necessidade e consciência. É compulsivo, descontrolado e que se deixa influenciar pelo marketing das empresas que comercializam tais produtos e serviços. É também uma característica do capitalismo e da sociedade moderna rotulada como “a sociedade de consumo”.

O consumista diferencia-se em grande escala do consumidor, pois este compra produtos e serviços necessários para sua vida enquanto aquele compra muito além daquilo de que precisa.

O consumismo tem origens emocionais, sociais, financeiras e psicológicas que juntas levam as pessoas a gastarem o que podem e o que não podem com a necessidade de suprir a indiferença social, a falta de recursos financeiros, a baixa autoestima, a perturbação emocional e outros.

As consequências ruins ao consumista são: processos de alienação, exploração no trabalho, multiplicação de supérfluos (que contribuem para o processo de degradação das relações sociais e entre sociedades) e a oneomania (que é um distúrbio caracterizado pela compulsão de gastar dinheiro. É mais comum nas mulheres, tomando uma proporção de quatro por um). Além disso, o meio ambiente também sofre com este “mal do século”, pois o aumento desenfreado do consumo incentiva o desperdício e a grande quantidade de lixo.

2 comentários:

  1. O consumismo é um assunto que hoje em dia é muito falado e criticado e com razão. Muitos dos comerciais que vemos nas propagandas de televisão sugerem ao leitor daquele anúncio que compre o produto que ele esteja divulgando.Para que isso ocorra, ele utiliza diversos argumentos para convencer ao leitor que ele compre o produto.Muitas das vezes compramos alguns produtos só pelo fato de ele estar digamos que na moda, mas na verdade não gostamos nadinha dele.

    ResponderExcluir
  2. Atualmante muito se é falado a respeito do consumismo, pois este é um assunto que vem adiquirindo uma grande importancia nest asociedade onde o que realmente importa é o que você possui não o que você realmente é. Alem do fato de todos os lugares haverem propagandas que seduzem o consumidor a comprar mais e mais.

    ResponderExcluir