Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Datas comemorativas e consumismo

Se você fôr observar bem, a maioria, pra não dizer todas, das datas comemorativas possuem uma justificativa consumista.
A começar pelo Natal, cujo motivo religioso, a princípio deveria ser o nascimento do menino Jesus, passou a ser simbolizado pelo gordinho generoso que dá presentes a todos, o Papai Noel. Esse símbolo imaginário criado pelo próprio sistema induz o cidadão a prestigiar carinhosamente os parentes e amigos, através da compra de presentes, que mantém o sistema e cria uma compulsividade pelo consumo, como se este, fosse a única maneira de homenagear quem se gosta.
A mesma coisa acontece nos aniversários, onde dar presentes, é a única maneira correta de parabenizar alguém pelos seus anos de vida, quando, na verdade, não é.
A criação de Dia das Mães, dos Pais, dos Namorados, das Crianças e etc também é fruto da sociedade capitalista, que no impulso de manter o comércio sempre em alta, e apoiar o consumismo, cria datas imaginárias e comemorativas pra que a sociedade presenteie pessoas especiais e assim, adquira novos produtos.
E em muitas outras datas podemos perceber a influência do sistema capitalista, induzindo o consumismo de maneira sutil e quase imperceptível aos olhos dos escravos do sistema.

Referência Bibliográfica: ttp://desconsumindo.blogspot.com/2008/06/natal-e-outras-datas-comemorativas-x.html

Um comentário:

  1. A sua postagem é muito interessante pois fala sobre um assunto que está aumentando cada vez mais em todo o mundo: o consumismo. As pessoas ao verem propagandas de qualquer produto, mesmo sem a necessidade do mesmo sentem a necessidade de consumi-lo seja pelo fato de querer, estar na moda, ou porque seu amigo ou amiga o possui.

    ResponderExcluir