Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de julho de 2011

artes

Manuela Sambo: Há maior abertura à arte africana

por LusaHoje
O interesse pela cultura africana na Alemanha "tem aumentado nos últimos anos, e há agora uma maior abertura", disse a artista plástica angolana Manuela Sambo, em vésperas da primeira visita oficial a Angola da chanceler Angela Merkel.
A maior atenção dos alemães às artes africanas, por exemplo, "deve-se ao bom trabalho realizado por vários galeristas e associações de arte", disse à Lusa a pintora angolana, radicada na Alemanha desde 1984.
Casada com um artista plástico alemão, e com uma filha de 20 anos, Manuela acha que os angolanos que se abrem à sociedade alemã, como é o seu caso, "integram-se e encontram a sua posição, ao contrário dos que preferem ficar entre si".
Para viver num país com um clima e uma mentalidade tão diferente, "é preciso gostar e tentar entender as outras pessoas", disse a artista angolana.
Além de pintora, Manuela é também a única tradutora angolana ajuramentada na Alemanha, depois de ter completado o curso de Germânicas em Leizpig, ainda na Alemanha de Leste, em finais da década de oitenta.
"Acompanho muitas delegações de angolanos que vêm à Alemanha e também já tenho estado em Luanda com delegações alemãs", explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário