Pesquisar este blog

domingo, 10 de julho de 2011

Atualidades - Consumismo

CONSUMISMO


Consumismo é o ato de comprar produtos e/ou serviços sem necessidade e consciência. É compulsivo, descontrolado e que se deixa influenciar pelo marketing das empresas que comercializam tais produtos e serviços. É também uma característica do capitalismo e da sociedade moderna rotulada como “a sociedade de consumo”.

O consumista diferencia-se em grande escala do consumidor, pois este compra produtos e serviços necessários para sua vida enquanto aquele compra muito além daquilo de que precisa.

O consumismo tem origens emocionais, sociais, financeiras e psicológicas que juntas levam as pessoas a gastarem o que podem e o que não podem com a necessidade de suprir a indiferença social, a falta de recursos financeiros, a baixa autoestima, a perturbação emocional e outros.

As consequências ruins ao consumista são: processos de alienação, exploração no trabalho, multiplicação de supérfluos (que contribuem para o processo de degradação das relações sociais e entre sociedades) e a oneomania (que é um distúrbio caracterizado pela compulsão de gastar dinheiro. É mais comum nas mulheres, tomando uma proporção de quatro por um). Além disso, o meio ambiente também sofre com este “mal do século”, pois o aumento desenfreado do consumo incentiva o desperdício e a grande quantidade de lixo.


FONTE: http://www.brasilescola.com/psicologia/consumismo.htm

2 comentários:

  1. Esse é um dado muito bem lembrado: a diferença entre o consumista e o consumidor. É importante sabermos que existem distúrbios relacionados ao consumo compulsivo e por isso, devemos dar mais atenção a essas questões que dizem respeito ao que consumimos, principalmente ao que consumimos sem necessidade real,e devemos sempre nos certificar e tomar cuidados com os nossos gastos diários.

    ResponderExcluir
  2. Temos que nos preocupar muito com o Consumismo, pois vivemos no século XXI e isso está afetando diversas pessoas.E devemos nos controlar porque isso pode se tornar um disturbio.

    ResponderExcluir