Este blog é um espaço cultural que tem por objetivo mostrar fatos atuais e aspectos importantes da área de artes. Foi iniciado em 2011 por alunos de uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental Maior e será mantido pela mesma turama neste ano de 2012 e demais novatos. Foi construído com o objetivo de levar à sociedade um conjunto de informações e conhecimentos; realizar associações, produzir textos criativos e despertar a consciência crítica.
Pesquisar este blog
domingo, 10 de julho de 2011
Consumismo
A diferença entre o consumo e o consumismo é que no consumo as pessoas adquirem somente aquilo que lhes é necessário para sobrevivência. Já no consumismo a pessoa gasta tudo aquilo que tem em produtos supérfluos, que muitas vezes não é o melhor para ela, porém é o que ela tem curiosidade de experimentar devido às propagandas na TV e ao apelo dos produtos de marca. No entanto, a definição de necessidade supérfluas é algo relativo, já que um produto considerado supérfluo para alguém pode ser essencial para outra, de acordo com as camadas sociais a que a população pertence. Isso pode gerar violência, pois as pessoas que cometem crimes na maioria das vezes não roubam ou furtam nada por necessidade, e sim por vontade de ter aquele produto, e de não ter condições de adquirí-lo. Nesses casos, a necessidade de consumo se torna uma doença, uma compulsão, que deve ser tratada para evitar maiores danos à pessoa. Muitas vezes o consumismo chega a ser uma patologia comportamental. Pessoas compram compulsivamente coisas que elas não irão usar ou que não têm utilidade para elas apenas para atender à vontade de comprar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Eu acho que as pessoas deviam deixar de comprar as coisas que nem usam só por que acharam legal ou mesmo sem ter nenhum motivo para a compra. Isso só aumenta os gastos e as dificuldades, como falta de lugares para guardar tanta coisa e deviam deixar as coisas para quem gosta ou para quem realmente precisa.
ResponderExcluirPois é, devemos parar de comprar simplesmente por "achar legal". Vemos alguém com algo bacana e já queremos igual. Também a casos que as pessoas acabam comprando coisas por sua baixo auto-estima. Enfim, devemos trata-las com mais dedicação quando se trata de consumismo.
ResponderExcluir