Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Estudo diz que seca na Amazônia é vilã do aquecimento global

Considerada histórica, a seca arrasou a Amazônia no ano passado e mostra consequências ainda mais preocupantes. Esta semana, cientistas revelaram que as árvores da região perderam o viço (o vigor da vegetação) normal. Estão menos verdes. E um estudo divulgado pela revista americana 'Science' vai ainda mais longe: a Floresta Amazônica é agora uma vilã do aquecimento global.

Em 2005 a seca já havia sido recorde. Agora, sabe-se que a de 2010 foi ainda mais forte. Milhares de árvores são marcadas, numeradas, e, mais de uma vez por ano, cada uma delas recebe uma visita.“A gente mede o quanto ela cresceu e a saúde da copa. A gente tem a localização dessas árvores”, revela o cientista Paulo Brando. Com esses experimentos, os cientistas podem calcular o que aconteceu na floresta durante a seca do ano passado.

Ao contrário do que pensamos as árvores pequenas ou em fase de crescimento, não são as mais frágeis, pois as árvores maiores precisam de mais água para sobreviver.Há, por exemplo, uma árvore com 30 metros, 100 anos que morreu de sede, ainda está em pé, perdeu a copa e tem uma infestação de cipós em cima dela. Provavelmente, se tiver um vento muito forte ela vai cair”, conta um pesquisador. Se cair, pode levar outras 20 árvores com ela. Multiplicadas essas mortes pela imensidão amazônica, a floresta inverteu seu papel: em vez de capturar o gás carbônico, ela passou a emitir, pois para uma árvore crescer, ela precisa de carbono que é retirado da atmosfera. Quando a árvore morre, a maior parte desse gás é liberada de volta.

Normalmente, a Floresta Amazônica retira mais gás carbônico da atmosfera do que emite, com um saldo total de 1,5 bilhão de toneladas retiradas por ano. Com a redução no ritmo de crescimento da floresta provocada pela seca, ela deixou de capturar três bilhões de toneladas de gás carbônico da atmosfera. Além disso, a mortalidade de milhões de árvores vai provocar a emissão de outros cinco bilhões de toneladas. Isso já é suficiente para inverter o papel da floresta, pois com a seca de 2010 e de 2005, essas florestas se tornaram emissoras de carbono nesses cinco anos. A relação direta das secas mais frequentes com o aquecimento global ainda não foi comprovada. Se elas não se repetirem, anos com boa chuva podem fazer a floresta se recuperar, diminuindo esse estrago. Mas como as árvores mortas permitem que mais luz chegue ao chão e há mais folhas e galhos secos espalhados, a floresta se torna o ambiente perfeito para as queimadas. “Se o fogo ocorrer, tem um potencial para a mortalidade de árvores muito maior e uma liberação de carbono muito maior”, finaliza Brando.


Um comentário:

  1. Essa reportagem e muito importante, principalmente pelo fato de que o ser humano nao e o unico vilao da historia. A natureza tambem e muito perigosa, mas somente por ela poder cair ou ate mesmo liberar gas carbonico em excesso na natureza.Porem o ser humano deve se concientizar sobre seu atos excercidos na natureza, pois sem, ela nao ha nenhum jeito de continuar a vida no planeta Terra.

    ResponderExcluir