Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de março de 2011

Tobii e Lenovo demonstram notebook controlado por movimento ocular

O segmento de controle de movimentos em interfaces entre máquina e homem chama a atenção de muitas indústrias pela promessa que traz a tecnologia. A Lenovo, em parceria com a empresa sueca Tobii, especializada em desenvolver ferramentas controladas por movimentos dos olhos, pensou adiante e fez com que o usuário dispense movimentos manuais para operar o seu novo notebook.

A equipe formada pelas duas companhias desenvolveu 20 protótipos de notebooks geridos por Windows 7 e sensor de movimentos oculares internos. A novidade foi colocada à prova durante a CeBIT, maior feira de telecomunicação digital e TI.

Em ambiente de teste proposto pelas marcas, pode-se chegar exatamente ao ponto desejado mesmo sendo esse o menor deles na tela, como em pequenas partes de um jogo, com bastante facilidade e naturalidade. A maioria dos recursos opticamente utilizados são ativados por meio de uma chave de acionamento. O notebook conta ainda com uma barra de acesso rápido às mídias mais utilizadas.

Quanto à disponibilidade do notebook, Tobii e Lenovo cogitam em até dois anos, dependendo apenas de uma parceria certeira. A Tobii afirma que mudanças devem ocorrer entre os protótipos apresentados até o modelo final, principalmente em relação ao formato e posição do sensor de detecção de movimentos.

Bibliografia: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2011/03/tobii-e-lenovo-demonstram-notebook-controlado-por-movimento-ocular.html

Trabalho de Atualidades

Um comentário:

  1. Eu achei esta reportagem bem interessante , porque ela pode beneficiar os portadores de deficiência física , que muitas vezes se sentem excluídos da sociedade.Com este notebook controlado pelo movimento ocular , eles poderão ter acesso às mídias mais acessadas , como todas as outras pessoas.Quanto à disponibilidade deste notebook , cogita - se em até dois anos.
    É a tecnologia em favor da sociedade!

    ResponderExcluir