Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de março de 2011

O que você precisa saber sobre a crise no Egito

O país de uma da grandes civilizações mais antigas do mundo está em crise. A crise faz parte de um efeito dominó que se iniciou na Tunísia e vem se espalhando por todo o oriente médio atingindo, além do Egito, outros países como Lêmen e Síria.
As manifestações sobre a queda do presidente Hosni Murabak no poder desde 14 de outubro de 1981 podem trazer uma mudança perigosa no cenário político mundial.
Tendo se mantido no poder por meio de manobras políticas a ultima eleição por exemplo, já foi declarada fraudulenta pelo congresso de lá. O presidente agora sofre pressão para deixar o seu cargo.
O que pode surpreender alguns é que o EUA ainda não entrou na briga, já que a maior parte dos norte-americanos adoram uma oportunidade para derrubar os ditadores. O problema neste caso é que, o presidente do Egito é o maior aliado dos Americanos e consequentemente dos Israelenses da região. Tirá-lo do poder seria abrir espaço para um possível governo extremista.
O risco do país se tornar um novo Irã neste cenário é Iminente, e a possibilidade de uma nova crise devido ao controle de produção de petróleo pode causar uma instabilidade muito maior à região do que as vistas anteriormente.

Um comentário: