Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de março de 2011

A Google tem sua galeria virtual-Artes




Há quem tenha se precipitado em desdenhar da utilidade da Google ART Project sob um argumento purista: nada substituiria a experiência de apreciar ao vivo telas como A Noite Estrelada, do holandês Van Gogh, pertence ao MoMA de Nova York, ou Os Embaixadores, trabalho do renascentista alemão Hans Holbein que se pode ver na National Gallery, de Londres. O MoMA liberou apenas dezessete obras de um acervo de 150 000 itens. O espanhol Reina Sofía, de Madri, não disponibilizou sua maior jóia , Guernica, de Pablo Picasso. Nem na sala em que a tela está se pode “entrar” durante o passeio virtual.
A privação da proximidade física (e mesmo da luminosidade das galerias) condenaria o site a ser não mais que um arremedo de museu. Ora, é obvio que nada substitua experiência direta. Mas as imagens em gigapixels lançam esses senões por terra, ao permitir que o espectador se deleite com uma pintura extraordinária por horas, sem levar cotoveladas em galerias lotadas de turistas e, sobretudo, possibilitar que ele descubra minúcias não visíveis a olho nu.
Disponível gratuitamente na pagina
www.googleartproject.com . Possibilita visitas virtuais ás galerias de dezessete dos maiores acervos artísticos do mundo.

OBS.: Para Artes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário