Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de março de 2011

Estados Unidos aposenta o ônibus espacial Discovery

A espaçonave mais usada pelo homem fez o seu último pouso nesta quarta-feira (9). Durante 26 anos, a Discovery realizou 39 missões.

A espaçonave mais usada pelo homem fez o seu último pouso nesta quarta-feira (9). Durante 26 anos, a Discovery realizou 39 missões. Pôs em órbita vários satélites e levou para o espaço o telescópio Hubble, responsável pelas mais fantásticas imagens já feitas do universo. Também foi usada na construção da estação espacial internacional.

Ainda restam em operação a Endevour e a Atlantis, que vão fazer seus últimos voos em abril e em junho. Depois disso, viram peça de museu.

Cada ônibus espacial custa US$ 1,7 bilhões. O primeiro a ser lançado foi 1981. Era o início de um projeto diferente do tradicional uso de um foguete propulsor como os que foram usados nas missões espaciais que levaram o homem à Lua.

Com o passar do tempo, o programa foi ficando caro demais: US$ 500 milhões por cada missão e os acidentes trágicos com a Challenger em 1986 e com a Columbia em 2003 ainda trouxeram dúvidas sobre a segurança do projeto.

O custo do programa espacial americano é algo que está em constante discussão no congresso americano. A cada ano que passa, a exploração espacial perde espaço no orçamento para gastos que precisam acontecer na Terra, como a geração de empregos e o estímulo à economia.

A partir de julho, os americanos vão depender dos russos para ir até a estação espacial. É a primeira vez na história que isso vai acontecer. E o futuro? Será parecido com o passado.

A NASA deve voltar a usar foguetes para mandar seus astronautas para o espaço, como antigamente. Mas terá que pedir e pagar carona: o projeto será todo financiado por empresas particulares, dos Estados Unidos e da Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário