A câmara dos Deputados instalou a Comissão Especial para a Reforma Política. O grupo, composto por 40 deputados indicados pelos líderes, irá discutir sobre cerca de 100 projetos de reforma política em andamento na Câmara. Entre os mais polêmicos estão o financiamento público de campanha, o fim das coligações, a cláusula de desempenho para partidos e o sistema de listas fechadas. O Senado Federal também instalou organismos semelhntes para debater o tema.
O presidente da Câmara, Marco Maia, afirmou que seria importante haver pressão popular em favor da reforma política, como houve na votação do projeto Ficha Limpa.
Também estiveram poresentes á reunião o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso; o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Ayres Brito; e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Ricardo Lewandowski. Todos reafirmaram a necessidade de reforma no sistema político Brasileiro.
A eleição do presidente da comissão foi realizada terça-feira (2), às 14 horas. O PMDB indicou para o cargo o Deputado Almeida Lima. A relatoria coube ao PT, que indicou o Deputado Henrique Fontana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário