Pesquisar este blog

domingo, 10 de abril de 2011

Trabalho Infantil no Brasil

Milhares de crianças ainda deixam de ir à escola e ter seus direitos preservados, e trabalham desde a mais tenra idade na lavoura, campo, fábrica ou casas de família, muitos deles sem receber remuneração alguma. Hoje em dia, em torno de 4,8 milhões de crianças de adolescentes entre 5 e 17 anos estão trabalhando no Brasil, segundo PNAD 2007. Desse total, 1,2 milhão estão na faixa entre 5 e 13 anos.

Apesar de no Brasil, o trabalho infantil ser considerado ilegal para crianças e adolescentes entre 5 e 13 anos, a realidade continua sendo outra. Para adolescentes entre 14 e 15 anos, o trabalho é legal desde que na condição de aprendiz.

http://www.guiainfantil.com/images/blog/300/315/001_small.jpg

O Peti (Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil) vem trabalhando arduamente para erradicar o trabalho infantil. Infelizmente mesmo com todo o seu empenho, a previsão é de poder atender com seus projetos, cerca de 1,1 milhão de crianças e adolescentes trabalhadores, segundo acompanhamento do Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos). Do total de crianças e adolescentes atendidos, 3,7 milhões estarão de fora.

Ao abandonarem a escola, ou terem que dividir o tempo entre a escola e o trabalho, o rendimento escolar dessas crianças é muito ruim, e serão sérias candidatas ao abandono escolar e consequentemente ao despreparo para o mercado de trabalho, tendo que aceitar sub-empregos e assim continuarem alimentando o ciclo de pobreza no Brasil.

Sabemos que hoje em dia, a inclusão digital (Infoinclusão) é de extrema importância. Além da conclusão do ciclo básico de educação, e da necessidade de cursos técnicos, e da continuidade nos estudos, o computador vem se tornando fundamental em qualquer área de trabalho.

Desde que entrou em prática, no final de novembro de 2005, o projeto de inclusão digital do governo federal, Computador para Todos - Projeto Cidadão Conectado registrou mais de 19 mil máquinas financiadas. Programas do Governo Federal juntamente com governos estaduais, pretendem instalar computadores e acesso a internet banda larga em todas escolas públicas até 2010. Com isso esperam que o acesso a informações contribuam para um melhor futuro às nossas crianças e adolescentes.

3 comentários:

  1. O trabalho infantil e muito grave, pois alem de ser ilegal, pode causar serios problemas de saude a crianca. Em uma entrevista feita com uma familia que trabalha em uma plantacao de fumo,tres criancas uma de cinco, uma de oito e uma de doze anos afirmaramter enjoos causados por uma substancia presente na folha do fumo, e disseram tambem que elas nao tem folganem quando estao indispostas. Nas ferias de escola ela trabalham o dia inteiro, e e por isso que ela devem parar de trabalhar.

    ResponderExcluir
  2. Além dos problemas de saúde decorrentes do trabalho ilegal de crianças até 14 anos de idade, não é justo que elas percam sua infância (que é um período de grande importância na formação desses jovens que serão a futura sociedade do país), que não tenham estudo e que não tenham lazer. Por isso, é necessário que exista uma intensa fiscalização do Ministério do Trabalho que vai contra o trabalho escravo e infantil. Além disso, nós devemos fazer nossa parte: devemos procurar o conselho tutelar assim que percebermos algum caso de exploração de mão-de-obra infantil, ou recorrer ao Ministério Público do Trabalho, caso não exista o órgão na cidade.

    ResponderExcluir
  3. O trabalho infantil ainda é um grande problema no Brasil. Hoje em dia, vemos muitas crianças e adolescentes nos sinais vendando doce, bala entre outras coisas. Muitas vezes a criança trabalha para ajudar a sua família nas despesas mensais,dessa forma deixam de estudar e ter o seu momento de lazer para poder trabalhar e garantir o sustento da família. Na minha opinião, o governo deveria seguir a lei que eles impuseram sobre o trabalho infantil, pois as leis são feitas ,mas não são seguidas.

    ResponderExcluir