Pesquisar este blog

sábado, 9 de abril de 2011

FINALMENTE ACABA A CRISE NO EGITO:

O presidente do Egito, Hosni Mubarak, de 82 anos, renunciou ao cargo nesta sexta-feira (11), após um governo de quase 30 anos e que era contestado desde 25 de janeiro por grandes manifestações populares.

O anúncio da renúncia foi feito pelo recém-nomeado vice-presidente do Egito, Omar Suleiman, em um curto pronunciamento na TV estatal. Mubarak entregou o poder ao Exército, disse Suleiman, com ar grave.

"O presidente Mohammed Hosni Mubarak decidiu deixar o cargo de presidente da república e encarregou o Alto Conselho Militar de cuidar das questões de Estado", disse Suleiman.

Os crescentes protestos que derrubaram Mubarak deixaram mais de 300 mortos e 5.000 feridos. Eles começaram em 25 de janeiro, inspirados pela queda do presidente da Tunísia, e tiveram impulso na internet, que comemorou a queda do ditador.

Espera-se que a queda do regime Mubarak abale outros governos autoritários do mundo árabe.

FONTE: g1.globo.com

3 comentários:

  1. Eu acho que essa crise no Egito nem deveria ter acontecido, pois so agora que essa crise acabou é que podemos ver os prejuízos, e infelizmente muitos mortos, que é uma vergonha para o país.

    ResponderExcluir
  2. Realmente é muito triste as mortes. Mas se as pessoas não tivessem se revoltado, lutado, Mubarak continuaria no poder, e o povo do Egito continuaria sofrendo com o governo autoritário.

    ResponderExcluir