Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de abril de 2011

- Concentração de renda no Brasil é imensa -

Dados revelados de uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostram que o quadro de desigualdades no país e a concentração de renda se mantêm entre os maiores do mundo. Segundo o Instituto, 10% da população mais rica do Brasil detêm 75,4% de todas as riquezas do país.
A concentração é maior em São Paulo, onde 10% detém 73,4% de toda a riqueza. Esse número cai, em Salvador, para 67% e, no Rio, para 62,9%. Segundo Pochmann, um dos principais responsáveis pela distorção é o sistema tributário em vigor.
A despeito das mudanças políticas, continua sem alterações nas desigualdades estruturais. O rico continua pagando pouco imposto - um absurdo imenso em relação aos pobre!
Mesmo com as mudanças no regime político e no padrão de desenvolvimento, a riqueza permanece pessimamente distribuída entre os brasileiros.
Na contramão do equilíbrio fiscal pretendido por qualquer nação civilizada, no Brasil os pobres chegam a pagar 44,5% a mais de impostos do que os ricos. Nenhum país conseguiu acabar com as desigualdades sociais sem uma reforma tributária.


Julia Assis.

Um comentário:

  1. É um absurdo a desigualdade social , todos nós somos iguais, independente da classe social.Os pobres têm o direito de serem tratados da mesma forma que os ricos , têm o direito de pagar a mesma quantidade de impostos.A falta de oportunidade fez com que muitas pessoas não tivessem condição de ter uma vida digna , consequência da desigualdade social , mas nem por isso elas devem ser excluídas da sociedade , afinal , o mundo é de todos nós.Devemos lutar por mais justiça e igualdade , para quem sabe , conseguirmos mudar essa trista realidade.

    ResponderExcluir