Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Alcoolismo

O que é?


O alcoolismo é o conjunto de problemas relacionados ao consumo excessivo e prolongado do álcool; é entendido como o vício de ingestão excessiva e regular de bebidas alcoólicas, e todas as conseqüências decorrentes. O alcoolismo é, portanto, um conjunto de diagnósticos. Dentro do alcoolismo existe a dependência, a abstinência, o abuso (uso excessivo, porém não continuado), intoxicação por álcool (embriaguez). Síndromes amnéstica (perdas restritas de memória), demencial, alucinatória, delirante, de humor. Distúrbios de ansiedade, sexuais, do sono e distúrbios inespecíficos. Por fim o delirium tremens, que pode ser fatal. Assim o alcoolismo é um termo genérico que indica algum problema, mas medicamente para maior precisão, é necessário apontar qual ou quais distúrbios estão presentes, pois geralmente há mais de um.

Qual é a diferença entre beber demais (abuso) e ser dependente de álcool?

Para isso é preciso definir o que é dependência e o que é uso abusivo de álcool. O alcoolismo, também conhecido como "síndrome da dependência do álcool", é uma doença caracterizada pelos seguintes elementos:

- Compulsão: uma necessidade forte ou desejo incontrolável de beber.
- Perda de controle: a inabilidade freqüente de parar de beber uma vez que a pessoa já começou.
- Dependência física: a ocorrência de sintomas de abstinência, como náusea, suor, tremores, e a ansiedade, quando se para de beber após um período bebendo muito. Tais sintomas são aliviados bebendo álcool ou tomando outra droga sedativa.
- Tolerância: a necessidade de aumentar as quantias de álcool para sentir-se "alto". (Nem todos esses problemas precisam ocorrer juntos).

O alcoolismo tem pouco a ver com que tipo de álcool que uma pessoa bebe, há quanto tempo a pessoa bebe, ou até mesmo exatamente quanto álcool uma pessoa bebe. Porém, tem muito a ver com a necessidade incontrolável por álcool.

O abuso de álcool é diferente do alcoolismo porque não inclui uma vontade incontrolável de beber, perda do controle ou dependência física. E ainda, o abuso de álcool tem menos chances de incluir tolerância do que o alcoolismo (a necessidade de aumentar as quantias de álcool para ficar "alto"). O abuso de álcool está definido como sendo o padrão de beber acompanhado por uma ou mais destas situações, dentro de um período de 12 meses:

· Beber em situações fisicamente perigosas, como enquanto dirige ou operar máquinas;
· Ter problemas legais devido ao álcool, como ser preso por dirigir alcoolizado ou por ter causado lesões em alguém enquanto alcoolizado;
· Fracasso nas responsabilidades no trabalho, na escola ou em casa;
· Continuar a beber apesar de ter problemas físicos ou de relacionamento causados ou piorados pelos efeitos do álcool.

FONTE : www.psicosite.com.br/tra/drg/alcoolismo.htm

www.comseguranca.com.br/.../alcool/resposta-14.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário