Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A cada 24 minutos uma pessoa é internada por consumo abusivo de álcool

Estudo revela que 87% das internações são por problemas mentais causados pela bebida e o restante doenças do fígado, como no caso do ex-jogador Sócrates

A luta contra a morte que o ex-jogador Sócrates trava na UTI do Hospital Albert Einstein por causa de cirrose hepática decorrente de alcoolismo não é um fato isolado. A cada 20 minutos, uma pessoa é internada em hospitais públicos de São Paulo com alguma doença ocasionada pelo abuso do álcool, segundo levantamento da Secretaria Estadual de Saúde. O estudo não inclui as internações causadas por acidentes de trânsito.

De acordo com o levantamento, os transtornos mentais e comportamentais, como as síndromes de abstinência ou dependência química e os transtornos psicóticos são responsáveis por 87% das internações. As 13% restantes - o equivalente a 300 casos por mês - referem-se às doenças alcoólicas do fígado, como cirrose, insuficiência hepática e hepatite.

"O alcoolismo é uma doença silenciosa e leva anos para se manifestar", alerta a médica Rosângela Elias, coordenadora de saúde mental de álcool e drogas da Secretaria Municipal de Saúde. Ela é também a única doença da qual o portador não busca ajuda porque não admite a dependência. "Infelizmente, o doente diz que bebe para descontrair e pode parar no momento que quiser", lamenta.

http://www.redebomdia.com.br/noticias/dia-a-dia/67316/a+cada+24+minutos+uma+pessoa+e+internada+por+consumo+abusivo+de+alcool

ATUALIDADES

Nenhum comentário:

Postar um comentário