Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A ética no Brasil

        Nos dias de hoje é comum ouvir, cotidianamente, frases como: "político corrupto", "tudo acaba em pizza mesmo!", "deputado ladrão!", entre outras frases que protestam a desonestidade no país. Há tempos o povo brasileiro, de uma forma geral, associa a corrupção e falta de ética apenas aos profissionais ligados à política. Mas onde se enquadra o famoso "jeitinho brasileiro" - prática comum entre os habitantes deste país? Esta, não seria também uma forma de falta de ética?
 
        Na realidade a concepção de ética no Brasil é tida de uma forma bastante deturpada. Jogar lixo nas ruas para não se sujar e nem ter que pôr na bolsa; pisar na grama para chegar mais rápido do outro lado; "colar" na prova para não repetir o ano escolar; faltar ao trabalho por preguiça e inventar uma mentira como desculpa, e tantas outras formas de burlar as regras para "sair na vantagem" são vistas pelos brasileiros como maneiras rápidas e eficazes de se livrar de eventuais problemas do dia-a-dia.
 
       São estas pequenas infrações que corrompem a ética nacional em todas as camadas da sociedade. É por esse motivo que há quem diga que o mal do Brasil é o brasileiro.
É tempo de repensar a idéia que se tem sobre ética e deixar de lado o velho "jeitinho brasileiro". Os direitos e deveres devem ser respeitados por todos, nos menores atos de ética. Afinal, que moral tem um cidadão corrupto para acusar um político corrupto?
 
       Se cada cidadão exercer a ética, estará assim respeitando os direitos humanos seus, e de toda a sociedade. Sem corrupção, sem desonestidade, sem "jeitinho brasileiro".


Texto escrito por Bruna de Sousa
 
Fonte: http://alemdo-queseve.blogspot.com/2009/12/etica-no-brasil.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário