Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Alcoolismo é a terceira causa de mortes no mundo

Considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma verdadeira epidemia, a ingestão excessiva de álcool é a terceira causa de mortes no mundo, atrás somente do câncer e das doenças cardíacas. Mesmo assim, no Brasil as ações do governo, das ONGs e da sociedade civil se voltam contra o tabagismo e não há campanha O Dia Nacional sem Álcool.


No livro Alcoolismo no trabalho, publicado pela Editora Fiocruz, Magda Vaissman faz um mosaico dos trabalhos publicados pelos maiores especialistas mundiais no tema. A autora enumera os problemas que a doença pode acarretar no ambiente de trabalho e analisa os métodos assistenciais empregados no seu tratamento.


No Brasil, o alcoolismo é o terceiro motivo para faltas e a causa mais freqüente de acidentes. Segundo a Associação dos Estudos do Álcool e Outras Drogas (Abead), de 3 a 10% da população brasileira fazem uso abusivo de bebidas. A doença é a oitava causa de concessões de auxílio-doença e consome de 0,5% a 4,2% do PIB.

Em todo o mundo, o alto custo do abuso do álcool em termos de vidas humanas é incalculável. Na França, provoca a morte de 50 mil pessoas por ano, direta ou indiretamente. Isso “equivale à colisão de dois ou três grandes aviões a jato a cada semana”, segundo um relatório encomendado pelo Ministério da Saúde da França.


O álcool é um fator significativo também na violência doméstica, na agressão sexual e principalmente nos acidentes de trânsito. No Rio Grande do Sul morrem em média 20 pessoas nas rodovias nos finais de semana. Quase 30% associado a embriaguez no volante.


A imprensa britânica associa a causa da morte de Amy Winehouse às suas dependências de álcool e drogas. o ex-jogador Sócrates que estava na UTI por doenças hepáticas admitiu ser dependente químico.


A Organização Mundial da Saúde informou, em recente relatório, que 4% de todas as mortes no mundo podem ser atribuídas ao consumo de bebidas alcoólicas. A pesquisa afirma que o uso abusivo provoca 2,5 milhões de mortes todos os anos.


No grupo com idades entre 25 e 39 anos, 320 mil pessoas morrem por problemas relacionados ao álcool, resultando em 9% das mortes nessa faixa etária. A OMS ressaltou ainda que o álcool prejudica a vida não somente de quem o consome em excesso, mas dos que se relacionam com essas pessoas. "Alguém que esteja embriagado pode prejudicar outras pessoas ou colocá-las em risco de acidentes de trânsito ou vitimas de comportamento violento”.


A aprovação e vigência da lei Seca foi um avanço, mas fracassou por falta de fiscalização. Não adianta elaborar a lei, se ela não não pode ser cumprida por falta de mecanismos. Estudos mostram que nas capitais brasileiras, cerca de 150 mil dirigem após ingerir bebidas alcoólicas, alguns morrem e muitos matam.

http://www.revistavoto.com.br/site/noticias_detalhe.php?id=2662&t=Alcoolismo_e_a_terceira_causa_de_mortes_no_mundo

Um comentário:

  1. Realmente existem pessoas que acham que nada nunca acontecera com elas, por isso, bebem e direigem, ai tiram sua propias vidas e de pessoas inocentes. Realmente e complicado monitorar este tipo de gente, com a quantidade de recursos existentes hoje em dia para "fugir" das blites e do tão temido BAFOMETRO
    Mais também é preciso um pouc mais de comprometimento do governo quanto ao monitoramento de motorista, que se ariscam bebendo e dirigindo

    ResponderExcluir