Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Cao Guimarães - série "Gambiarras"


Nasceu em Belo Horizonte em 1965. Vive e trabalha em Belo Horizonte, Brasil.

Cao Guimarães cursou Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Filosofia na Universidade Federal de Minas. Na década de 1990, estudou em Londres onde obteve o título de Master of Arts in Photographic Studies pela Universidade de Westminister.

A produção de Cao iniciou-se com fotografia e gradualmente incorporou as linguagens do vídeo e do cinema. São trabalhos simples do ponto de vista tecnológico e que partem de experiências do dia-a-dia, revelando no cotidiano dimensão poética e reflexiva.

Seus trabalhos são baseados em experiências como uma cena flagrada da janela de seu apartamento, um passeio de olhos vendados, um bolha de sabão flutuando no espaço.

Cão Guimarães participou da 25ª Bienal Internacional de São Paulo, em 2002, com a vídeo-instalação "Rua de Mão Dupla". Nesse projeto, três duplas de pessoas que não se conhecem trocam de casa por algumas horas e tentaram imaginar algumas características do morador daquele espaço.

Cao também apresentou seus trabalhos na Bienal de Liège (Bélgica) em 2006, na exposição "Cine e Casi Cine" no Museo Reina Sofía (Espanha), no projeto "inSite" (EUA e México), em 2005, e no festival VIDEOFORMES (França) em 2003 e 2004. Sua obra "Sopro" (2000), um vídeo que mostra uma bolha de sabão movendo-se na paisagem, é parte do acervo do Museu Guggenheim de Nova York.

Em 2006, o documentário "Acidente", dele e de Pablo Lobato, foi exibido no Festival de Locarno, na Suíça.
(Da Redação)

Fonte:http://entretenimento.uol.com.br/27bienal/artistas/cao_guimaraes.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário