Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Cientistas utilizam o Twitter para monitorar a chuva

Pesquisadores afirmam que o que é comentado no microblog reflete diretamente o que acontece no mundo real.

Diversos estudos revelam que as redes sociais influenciam em nosso dia a dia e até no humor de seus usuários. E pesquisadores da Universidade de Bristol descobriram mais um função para o Twitter: o microblog pode ajudar os cientistas a monitorarem as chuvas e condições climáticas.

Os professores Nello Cristianini e Vasileios Lampos utilizaram algoritmos para comparar os dados da meteorologia com os tweets com geo localização que utilizavam tags como ‘chuva’ (‘rain’, em inglês).

De acordo com o The Register, eles também analisaram os tweets com a tag ‘gripe’ e confirmaram que o que as pessoas comentam nas redes sociais reflete diretamente o que está acontecendo no mundo real.

Os cientistas sabem que os mais de 200 milhões de usuários do Twitter representam uma minúscula parcela da população de 7 bilhões de habitantes ao redor do mundo, mas eles acreditam que o microblog pode ser muito utilizado para identificar diversos tipos de eventos e fenômenos ao redor do mundo.

E os pesquisadores têm planos de continuar com a pesquisa afirmando que “o trabalho futuro deverá focar em aprimorar a nossa metodologia, permitindo que os pesquisadores se tornem experts em identificar situações, como surto de gripe ou até intenções de votos do eleitorado”.

Um comentário:

  1. Muito criativa essa ideia dos pesquisadores serem "ajudados" pelo twitter a prever o tempo por meio de postagens das pessoas, que pode até facilitar na informação do mesmo. Isso mostra que mais uma rede social contribui para a tecnologia rápida do mundo !

    ResponderExcluir