Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Artes


Criatividade e técnica aplicadas à arte

O Museu de Arte Contemporânea (Marco) apresenta até 20 de fevereiro a mostra com os destaques da edição 2011 do Salão de Arte de Mato Grosso do Sul, que recebeu inscrições de várias partes do País, ressaltando trabalhos em pintura, instalação, escultura, objeto, fotografia, linguagens periféricas (grafiti) e gravura. Quem for ao espaço poderá apreciar algumas das pesquisas que estão sendo feitas atualmente nas artes plásticas brasileiras, com novidades em termos de materiais e temas. A abertura aconteceu ontem.

Segundo a coordenação do evento, o objetivo é promover o contato maior do público com a produção atual, além de estimular a reflexão e o contato com múltiplas linguagens e expressões, contribuindo, assim, com a promoção, difusão e expansão da linguagem artística e cultural.

Neste ano, participaram da mostra artistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul, entre outros. Ao todo, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, promotora da mostra, recebeu 186 inscrições de artistas de 12 Estados. Sete deles – Gervane Ferreira de Paula (MT), Geovaldo José de Jesus (SP), Henrique de França Souza (SP), Huldo Trefzger Cândido Junior (MS) e Pedro Marcos de Mattos Spagnol (SP), Thiago de Barros Fontoura (MS), Túlio dos Santos Pinto (SP) – foram premiados com R$ 6 mil cada. Os demais receberam R$ 1 mil pela participação, entre eles o artista Geraldo José Zamproni (PR), cuja obra ilustra esta matéria.
A comissão de premiação foi integrada pelos curadores Deneir de Souza Martins (RJ), Edson Alves Feitosa (SP) e Paulo Henrique Silva (GO).

Paralelamente à mostra com as obras do salão, acontece a 4ª Temporada de exposições 2011 do Marco, que a cada dois meses apresenta seleção especial no local. Desta vez, o destaque é “Uma viagem à Grécia”, da artista plástica Carla de Cápua, que reúne pinturas, desenhos e gravuras, com o tema o berço da democracia. A inspiração surgiu de uma viagem que Carla fez em 2009. Durante os passeios fotografou paisagens, ruínas, mosteiros, objetos, esculturas. De volta ao Brasil, os registros serviram de referência durante a produção do material.

FONTE: http://www.correiodoestado.com.br/noticias/criatividade-e-tecnica-aplicadas-a-arte_132960/

Nenhum comentário:

Postar um comentário