Pesquisar este blog

domingo, 9 de outubro de 2011

Confrontos entre egípcios cristãos e militares deixam mais de 10 mortos

Confrontos violentos entre egípcios cristãos coptos e militares neste domingo (9), no Cairo, deixaram pelo menos 19 mortos e mais de 150 feridos, segundo o Ministério da Saúde do país, citado pela agência Associated Press. Os protestos ocorrem em retaliação a um ataque recente a uma igreja no interior do Egito.

A agência Reuters também fala em 19 mortos, a France Press divulgou 14 e a Efe, 21. Em um tumulto em frente ao prédio da televisão estatal egípcia, na capital, testemunhas disseram que manifestantes conseguiram arrancar armas dos soldados e as apontaram contra eles. Os insurgentes também teriam atirado pedras e garrafas contra os militares.

Egito protestos 4 (Foto: AP)Forças de segurança egípcias vão às ruas no Cairo para conter protesto de cristãos coptos após um recente ataque a uma igreja (Foto: AP)

Os confrontos se espalharam pela Praça Tahrir e em torno dela, atraindo milhares de pessoas. Segundo os revoltosos, o protesto começou como uma tentativa pacífica de ocupar o prédio da televisão estatal.

Mas, então, eles teriam sido atacados por bandidos à paisana, que jogaram pedras e fogo sobre eles. Segundo testemunhas, um veículo militar saltou sobre a calçada, atropelou pelo menos dez pessoas e abriu fogo em seguida.

Imagens de televisão mostraram manifestantes coptas atacando um soldado, enquanto um padre tentava protegê-lo. Outro soldado caía em lágrimas enquanto ambulâncias avançavam em direção ao local para retirar os feridos.

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/10/confrontos-entre-egipcios-cristaos-e-militares-deixam-mais-de-10-mortos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário