A menina Emily, de 10 meses, que precisa de uma cirurgia no coração, foi transferida nesta sexta-feira (26) para um hospital em Belo Horizonte. A criança nasceu com uma grave doença cardíaca e estava internada no Hospital Samuel Libâneo, há quatro meses. Por volta de 13h, ela foi transportada por uma UTI Móvel até o Aeroporto de Pouso Alegre, onde uma aeronave a aguardava. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, como não foi possível conseguir um leito que atendesse às necessidades da criança através do SUS Fácil, foi preciso comprar uma vaga particular, já que a cada minuto sem tratamento adequado, as chances dela sobreviver diminuem.
Emily nasceu prematura, com má formação cardíaca e só respira com a ajuda de aparelhos. Apesar de receber cuidados na UTI Neonatal do Hospital Samuel Libâneo, em Pouso Alegre, a menina precisa de tratamento especializado. A família chegou a acionar o Ministério Público e o promotor de Justiça de Defesa de Saúde, Décio Monteiro, enviou um ofício para o governo do Estado pedido uma solução para o caso, já que a menina corre risco de morte.
Emily seguiu para Belo Horizonte juntamente com a mãe. Ela já está internada no Hospital Felício Roxo, em Belo Horizonte.