Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Médica que pôs seringas em muro apresenta atestado de dez dias

23/08/2011 17h32 - Atualizado em 23/08/2011 17h34

A ortopedista que colocou 31 seringas supostamente contaminadas com HIV na grade da casa dela para afastar ladrões apresentou na tarde desta terça-feira (23) um atestado médico à direção do Hospital Regional do Paranoá (HRPa). Com o documento, Miriam Tomkowski Walton vai ficar mais dez dias afastada do trabalho. De acordo com a Secretaria de Saúde, a justificativa para o atestado é "sigilosa".

Moradora do condomínio RK, perto de Sobradinho, a ortopedista alega que resolveu colocar as seringas para afastar os ladrões de seu imóvel. Segundo Miriam, ela teria sido roubada inúmeras vezes esse ano. A administração do RK tem registro apenas do roubo na casa de Miriam, de uma máquina para cortar grama – que teria sido devolvido.

De acordo com a síndica do condomínio, Vera Barbieri, as seringas supostamente contaminadas foram colocadas na quinta-feira (18). Após uma notificação, Miriam retirou os objetos no sábado (20), mas o cartaz que diz “muro com sangue HIV positivo – não pule” foi deixado no local, que também tem supostas manchas de sangue.

A Secretaria de Saúde informou nesta segunda-feira (22), por meio de nota, que a médica será encaminhada para avaliação clínica quando retornar às atividades no Hospital Regional do Paranoá. De acordo com a secretaria, uma triagem feita no estoque do hospital mostrou que Miriam não retirou as seringas do HRPa, contrariando o que médica disse.

O Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) afirmou, também por meio de nota, que irá apurar a ação da médica. Segundo o CRM, Miriam poderá receber penalidade que pode ir desde a advertência à cassação do exercício profissional. O conselho adiantou que a atitude da médica apresentou indícios de infração ao Código de Ética Médica. A conduta de Miriam também será investigada pela 13ª DP, em Sobradinho. A médica poderá responder pelo crime de atentado contra a vida e a saúde.

FONTE:http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2011/08/medica-que-pos-seringas-em-muro-apresenta-atestado-de-dez-dias.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário