Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

NOVO REAJUSTE NÃO ACEITO

O governo apresentou novas propostas para o ajusto do salário para os professores da rede estadual de ensino e eles não aceitaram. A proposta de remuneração e subsídio teria o reajuste de 5%. O modelo de remuneração, a proposta aumenta de imediato o salário dos sevidores, mas elimina benefícios como quinquênio e vale-transporte. Esses e outros benefícios são pagos de forma adicional e, segundo o governo, estariam apenas sendo incorporados ao valor do novo salário. Os professores disseram que só iam acabar com a greve se o governo pagasse o piso salarial de R$1.187,oo na forma antiga de remuneração com os respectivos benefícios (quinquênio, vale-trasporte, etc).

Rock in Rio lança música contra drogas

30/08/2011 - 13h45

Alguns artistas que fazem parte do line up do Rock in Rio foram convidados para participar da gravação de uma música contra as drogas, batizada de 'Eu Vou Sem Drogas'. A composição é de Eduardo Souto Neto, autor da música-tema do Rock in Rio, gravada em 1984 pelo Roupa Nova.

Participaram da gravação artistas como Rogério Flausino (Jota Quest), Toni Garrido (Cidade Negra), Di Ferrero (NX Zero), Herbert Viana (Paralamas do Sucesso), Eduardo Falaschi (Angra) e Emicida. Além dos músicos, os atores globais Marcos Frota, Paola Oliveira, Thiago Lacerda e Vanessa Lóes estão no vídeo. Assista: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=loEaHbYHvhc#!






















'Eu Vou Sem Drogas' faz parte da campanha de mesmo nome da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e do projeto ‘Por Um Mundo Melhor’. O site especial da campanha busca substituir a palavra 'drogas', da tríade clássica 'sexo, drogas e rock and roll' por palavras como poodles, tattos e flores.

FONTE:http://mtv.uol.com.br/musica/rock-in-rio-lanca-musica-contra-drogas


Polícia investiga grupo de menores que consumia droga e fazia sexo

23/08/2011 15h53 - Atualizado em 24/08/2011 13h48

Hélder RafaelDo G1 MS

A Polícia Civil investiga a existência de um grupo de até 20 adolescentes que se reúne para consumir drogas e álcool e praticar sexo após as aulas em uma casa no bairro Iraci Coelho, em Campo Grande. O caso foi denunciado pela mãe de uma adolescente de 12 anos que admitiu à família participar dos encontros.

Na tarde desta terça-feira (23) os pais levaram a filha ao Instituto de Medicina e Odontologia Legal (Imol) para a realização de exames de corpo de delito. Mais cedo, conselheiros tutelares e investigadores foram à residência e intimaram um grupo de jovens que estava no local a prestar esclarecimentos. Uma porção de maconha foi encontrada em poder de um dos adolescentes, que foi apreendido.

A mãe, que é manicure, contou ao G1 que há algumas semanas começou a estranhar o comportamento da filha em casa, além de notar as frequentes ausências às aulas em uma escola pública que também fica no bairro. Ela disse que, antes de procurar a polícia, passou a investigar por conta própria o paradeiro da filha, e descobriu que os jovens promoviam "matança" de aulas às quintas e sextas-feiras.

"Eu fui até a casa e encontrei aquelas crianças bebendo vodca e ouvindo som alto, e perguntei pela minha filha. Ela estava na cozinha. Depois fui até um quarto onde tinha um garoto protegendo a porta. Lá dentro eu vi os jovens bebendo e fazendo sexo", afirma a mãe. "Vi umas cinco meninas com roupas íntimas, e dois meninos que mal tiveram tempo de vestir a bermuda", completa.

A filha da manicure admitiu que foi à casa por três vezes, mas nega ter sido forçada pelos outros adolescentes a frequentar ou a consumir bebida alcoólica, drogas e praticar sexo. Ela relatou ainda que o grupo autodenominava-se "Congresso do Bulimento". A mãe disse que chegou a entrar em contato com a proprietária da casa onde aconteciam os encontros de adolescentes. "Ela disse que não tinha como impedir que os amigos frequentassem a casa do filho dela", afirma a manicure.

FONTE:http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2011/08/policia-investiga-grupo-de-menores-que-consumiam-droga-e-faziam-sexo.html

Bullying





A leitora da revista Capricho F.G., 14 anos, contou que sofreu muito quando foi vítima de bullying na escola. Ela lembra que ficou decepcionada com as pessoas que antes diziam-se suas amigas.

“Sempre tive a mesma turma na sala de aula. Mas, quando crescemos e chegamos no colegial, as coisas começaram a mudar. As pessoas criaram apelidos ofensivos sobre mim, a respeito da minha cor, minha altura e do número que eu calço… Até aqueles que considerava meus amigos me zoavam! Eu não aguentei mais sofrer aquelas humilhações e contei para a minha mãe. Fora do horário de aula, ela foi até a escola e conversou com a diretora sobre o que eu estava enfrentando. Bastou chamar os responsáveis para que, depois de muito negarem, confessasem as agressões verbais. Depois desse dia, tudo melhorou. Por isso, se você está vivendo a mesma situação, enfrente o problema e não se deixe abalar!”

Segundo a psicóloga Fernanda Santini Franco, procurar ajuda evita que o bullying cause maiores traumas: “Se ignorado, os danos psicológicos causados pelo bullying podem ser permanentes e capazes de interferir no desenvolvimento e na constituição de identidade”, explica. Ela aconselha que qualquer prática seja denunciada e ainda reforça a importância da família: “O adolescente que conta com o suporte familiar pode pedir ajuda para lidar com o bullying e, assim, terá mais apoio para superar este momento”.

Se você passa por um problema como este, não tenha medo de pedir ajuda. É muito importante que você não se deixe abater por esse tipo de agressão.











Cientistas identificam gene que faz macacos consumirem mais álcool

Da BBC

Um estudo realizado nos Estados Unidos mostrou que um variante genético presente em alguns macacos faz com que eles consumam mais álcool durante experiências científicas. Os autores da pesquisa, do Instituto Nacional de Saúde americano em Bethesda, no Estado de Maryland, acreditam que a descoberta possa levar a novos tratamentos contra o alcoolismo em humanos.

O gene, conhecido como fator de liberação de corticotropina (CRF, na sigla em inglês), tem um papel fundamental no sistema que regula a maneira como o ser humano responde ao estresse diário. Às vezes ele se torna superativo e pode levar a problemas relacionados ao estresse, como ansiedade e depressão.

No estudo, publicado na revista especializada "Proceedings of the National Academy of Sciences" (PNAS), os cientistas descobriram que alguns macacos que apresentavam a variante genética bebiam mais, possivelmente para aliviar sua ansiedade.

'Como o homem'

A chamada forma "T" do gene foi particularmente associada com um maior consumo voluntário de álcool, em bebidas com teor alcoólico equivalente ao de uma cerveja forte. Segundo Christina Barr, uma das autoras do estudo, os macacos bebiam "muito mais do que o limite". "Alguns chegavam a consumir até quatro ou cinco bebidas em uma hora", afirmou.

Ela contou que, sob o efeito do álcool, os animais se comportavam de maneira parecida com o homem: "Alguns dormiam, outros ficavam mais simpáticos e outros se tornavam mais agressivos". Os cientistas acreditam que uma variante genética semelhante ao CDF exista nos seres humanos, mas ela pode ser rara.

No passado, outros genes foram identificados como associados ao alcoolismo, o que pode levar a tratamentos que diminuem a atividade deles e o risco que trazem para o desenvolvimento da doença.

FONTE:http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1272253-5603,00-CIENTISTAS+IDENTIFICAM+GENE+QUE+FAZ+MACACOS+CONSUMIREM+MAIS+ALCOOL.html

Pauta de Atualidades

"Depois de cuidadosa avaliação, a Warner Bros. Television decidiu encerrar a colaboração de Charlie Sheen em Two and a Half Men", diz anúncio oficial do estúdio disparado para a imprensa americana. O destino da série ainda não está definido, mas é difícil imaginar o programa sem Sheen, de quem Charlie Harper é apenas uma versão light.

Debochado, Sheen escreveu ao site de fofocas TMZ que essa era "uma ótima notícia", porque ele não precisaria mais vestir "as camisas ridículas" de seu personagem. Charlie Harper usa camisas largas e estampadas como as de jogadores de boliche. O irônico Sheen também disse que a Warner "continua fora d'água, como tantas baleias".

O ator também vem concedendo diversas entrevistas em que protesta contra a suspensão da série e criticando seu criador, Chuck Lorre. De acordo com Sheen, todo o sucesso de Two and a Half Men se deve a ele próprio, que receberia pouco - ele ganha 2 milhões de dólares por episódio. Responsável por outros hits da Warner, como The Big Bang Theory e Mike & Molly, no entanto, Lorre está em uma posição confortável junto a seus patrões.

Os advogados de Sheen, que tinha contrato com a Warner para os outros oito episódios desta temporada da série e os 24 da próxima, já enviaram uma carta à Warner Bros. pedindo o pagamento dos respectivos direitos contratuais. O diretor-executivo da CBS, Leslie Moonves, chegou a adiantar em uma conferência a analistas, na semana passada, que existe uma possibilidade, ainda que pequena, de a série ser retomada no futuro. A conferir nos próximos episódios da tragicomédia de Charlie Sheen.


Artes - Samba

O samba surgiu da mistura de estilos musicais de origem africana e brasileira. O samba é tocado com instrumentos de percussão (tambores, surdos timbau) e acompanhados por violão e cavaquinho. Geralmente, as letras de sambas contam a vida e o cotidiano de quem mora nas cidades, com destaque para as populações pobres. O termo samba é de origem africana e tem seu significado ligado às danças típicas tribais do continente.
As raízes do samba foram fincadas em solo brasileiro na época do Brasil
Colonial, com a chegada da mão-de-obra escrava em nosso país.O primeiro samba gravado no Brasil foi Pelo Telefone, no ano de 1917, cantado por Bahiano. A letra deste samba foi escrita por Mauro de Almeida e Donga .Tempos depois, o samba toma as ruas e espalha-se pelos carnavais do Brasil. Neste período, os principais sambistas são: Sinhô Ismael Silva e Heitor dos Prazeres .

Principais tipos de samba:
Samba-enredo Surge no Rio de Janeiro durante a década de 1930. O tema está ligado ao assunto que a escola de samba escolhe para o ano do desfile. Geralmente segue temas sociais ou culturais. Ele que define toda a coreografia e cenografia utilizada no desfile da escola de samba.
Samba de partido alto Com letras improvisadas, falam sobre a realidade dos morros e das regiões mais carentes. É o estilo dos grandes mestres do samba. Os compositores de partido alto mais conhecidos são: Moreira da Silva, Martinho da Vila e Zeca Pagodinho.
Pagode Nasceu na cidade do Rio de Janeiro, nos
anos 70 (década de 1970), e ganhou as rádios e pistas de dança na década seguinte. Tem um ritmo repetitivo e utiliza instrumentos de percussão e sons eletrônicos. Espalhou-se rapidamente pelo Brasil, graças às letras simples e românticas.

Samba-canção Surge na década de 1920, com ritmos lentos e letras sentimentais e românticas. Samba carnavalesco Marchinhas e Sambas feitas para dançar e cantar nos bailes carnavalescos.

Samba-exaltação Com letras patrióticas e ressaltando as maravilhas do Brasil, com acompanhamento de orquestra.

Samba de breque Este estilo tem momentos de paradas rápidas, onde o cantor pode incluir comentários, muitos deles em tom crítico ou humorístico. Um dos mestres deste estilo é Moreira da Silva .
Samba de gafieira Foi criado na década de 1940 e tem acompanhamento de orquestra. Rápido e muito forte na parte instrumental, é muito usado nas danças de salão.
Sambalanço Surgiu nos
anos 50 (década de 1950) em boates de São Paulo e Rio de Janeiro. Recebeu uma grande influência do jazz.. Um dos mais significativos representantes do sambalanço é Jorge Ben Jor, que mistura também elementos de outros estilos.


Atualidades - Pauta sobre o Alcoolismo

26/08/2011 - Dra. Sandra Regina da Silva
O comportamento humano de ingerir álcool (etanol; álcool etílico) é bem antigo. De acordo com registros arqueológicos, desde 6000 a.C. e na Idade Média, após a descoberta do processo de destilação, a bebida alcoólica passou a ser utilizada como remédio para alívio da dor. Em pleno século XXI, vemos o seu consumo facilitado por novas formas de oferta de álcool e, sobretudo, pela aceitação e incentivo da sociedade, apesar de ser considerada uma droga psicotrópica. Ao ingerir álcool, todo indivíduo passa pelo efeito agudo, que pode ser estimulante (desinibição, euforia e facilidade para falar) ou depressor (descoordenação motora, desequilíbrio e sono). Através do metabolismo, o organismo remove a droga circulante. Porém, podem acontecer efeitos desagradáveis (dores de cabeça e mal-estar geral). A ingestão abusiva de bebidas alcoólicas pode acarretar a dependência de álcool. Tal condição é denominada alcoolismo. No alcoolismo, o organismo passa a ter tolerância crônica, que possibilita quantidades cada vez mais elevadas, aumentando as doses progressivamente para se livrar da abstinência. No quadro crônico, quando o indivíduo pára de beber por 6 ou 8 horas, acontece a síndrome de abstinência (problemas gastrointestinais, agitação psicomotora, distúrbio do sono e tremores nas mãos), sendo o delirium tremens a forma mais severa da síndrome. Como efeitos crônicos do álcool no corpo, surgem as doenças no fígado (cirrose hepática, hepatite alcoólica e esteatose hepática), entre outros problemas de sáude, como doenças cardiovasculares e traumatismos devido às freqüentes quedas. Dentre os fatores biológicos e socioculturais como desencadeantes do alcoolismo estão os fatores psicológicos. Quando o indivíduo não se permite resolver seus conflitos emocionais, deixando de buscar algum tipo de ajuda, pode encontrar no consumo de álcool uma forma negativa de enfrentamento de vida, estabelecendo uma falsa crença de resolução. Em indivíduos alcoolistas, observam-se aspectos de estrutura de personalidade como intensa insegurança, distorção de valores, baixa auto-estima, introversão e rigidez de cárater. O tratamento do alcoolismo realiza-se através de medicamentos que amenizam os efeitos da síndrome de abstinência, desintoxicação, orientação nutricional e psicoterapia (individual e/ou familiar). Por se tratar de uma adição socialmente aceita, é difícil o reconhecimento por parte do dependente de que ele necessita de ajuda. Implicando tempo, perdas importantes (profissional, saúde e social), podendo afetar gravemente a estrutura familiar deste indivíduo. A bebida alcoólica pode fazer parte do nosso contexto social e cultural. Porém, devemos ter responsabilidade ao fazê-lo, pois é possível transformar um simples ato prazeroso em um problema, causando em nossas vidas e nas dos que nos cercam conseqüências destruidoras e irreversíveis.

http://www.amil.com.br/amilportal/site/noticias/artigos_20687.jsp

Pauta de Atualidades

REVISTA CARAS | 21 DE JULHO DE 2011 (EDIÇÃO 924 - ANO 18)




Ao longo de dez anos, eles cresceram diante do mundo, tornaram-se celebridades, acumularam fortunas e eternizaram os protagonistas da saga Harry Potter. Há alguns dias, Daniel Radcliffe (22), Emma Watson (21) e Rupert Grint (22) começaram a se despedir dos personagens Harry, Hermione e Ron na première de Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2, em Londres. “Foi uma experiência extraordinária trabalhar com o mesmo grupo por dez anos e desenvolver esses laços de amizade”, observou Daniel, intérprete do bruxinho — o derradeiro longa da série arrecadou 475,6 milhões de dólares no mundo inteiro nos primeiros três dias em cartaz, tornando-se a mais bem-sucedida estreia da história.

Com look glamouroso, Emma também se mostrava nostálgica. “Sentirei saudades de Hermione”, disse a estrela, que fora das telonas exibe madeixas curtinhas e se tornou a queridinha dos fashionistas. “Não tenho medo ser lembrada pela personagem. Hermonie era linda, forte, inteligente e determinada”, enfatizou ela, consolada pelo produtor David Heyman (49).





Pauta de Atualidades-Notícia

No dia em que estava sendo assinado um novo código florestal adequado,um casal de seringueiros ambientalistas foi assassinado.O crime chocou o pais e mostrou ao governo que continuam ocorrendo crimes no campo,e que eles devem ser tratados com responsabilidade.Há 3 anos o casal denunciava a extração irregular de madeira, ao enfrentar os madeireiros o casal virou alvo.
Não foi a única "derrota" dos ambientalistas, naquele mesmo dia foi barrado o novo Código Florestal.
Ao saber da notícia a presidente mandou a polícia militar entrar no caso,os políciais afirmaram que ninguem sairá impune,é uma pena que eles tiveram o mesmo fim de Chico Mendes morto em 1988 e de Dorothy Stang morta em 2005
Revista veja 01/06/2011

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Atualidades - Postagem da reportagem

Como um empresário baiano conseguiu, em dez anos, subtrair 1 bilhão de reais dos cofres públicos sonegando impostos

Certos crimes chocam pela frieza com que são cometidos. Outros, pela futilidade que os motiva. Numa terceira categoria, estão os que espantam por sua escandalosa dimensão. É nessa última classificação que se encaixa o oceânico esquema de sonegação de impostos descoberto pela Polícia Federal (PF) em conjunto com a Receita Federal. Uma família de empresários da Bahia, acostumada a operar no ramo de compra e venda de produtos químicos, descobriu que, se já era rica, poderia ficar bilionária. Para isso, bastava fraudar o Fisco. E "bilionária", nesse caso, é um termo literal. Em dez anos, a família Cavalcanti embolsou 1 bilhão de reais que deveriam ter sido recolhidos em tributos federais, segundo a Receita. A PF estima que o grupo tenha desviado outro bilhão em impostos estaduais, devidos a várias unidades da federação. O golpe era operado a partir da presidência da Sasil, a quarta maior distribuidora de produtos petroquímicos da América Latina, com faturamento registrado de 300 milhões de dólares no ano passado. O mentor do esquema era Paulo Sérgio Cavalcanti, que atualmente toca a empresa sozinho. O irmão dele, Ismael, que ajudou a dirigir a Sasil até 2008, além de outros quatro parentes, também foi indiciado.

Graças ao trambique fiscal, os Cavalcanti se acostumaram a um padrão de vida luxuriante, como ficou claro no decorrer da operação policial. Na sequência das prisões, a Justiça determinou o confisco de uma ilha com 20000 metros quadrados, pertencentes à família. Batizada de Itaipuca, a ilha é um pequeno paraíso tropical. Vizinha à ilha dos Frades, fica na Baía de Todos-os-Santos, perto de Salvador. Da capital baiana até o porto seguro dos Cavalcanti, gastam-se quarenta minutos de lancha. Tem píer, heliponto, quadra poliesportiva e piscina. Está avaliada em 15 milhões de reais. Além dela, a PF apreendeu em poder dos Cavalcanti 2,5 quilos de barras de ouro, 40000 reais em dinheiro, oito jet skis. uma lancha e dezenas de carros. "Pedimos o confisco dos bens para que a União possa reaver o que foi sonegado", diz o delegado Marcelo Freitas, que coordenou a operação.

Trinta e uma pessoas tiveram a prisão temporária decretada, mas apenas 25 foram encontradas. Um dos que escaparam - até agora, pelo menos - foi justamente o chefe do esquema, o empresário Paulo Cavalcanti. Três dias antes de a operação ser deflagrada, ele havia embarcado para a Espanha, a trabalho. Seus advogados tentaram obter um habeas corpus na esperança de livrá-lo do vexame da prisão no aeroporto, mas até a noite de sexta-feira não haviam conseguido. Essa não é a primeira vez que o empresário se vê às voltas com a Justiça. Nos anos 90, ele vendeu a um produtor de cachaças artesanais uma série de embalagens plásticas. Uma delas estava contaminada com vestígios de metanol, substância altamente tóxica. Depois de consumir a bebida, dezesseis pessoas morreram e duas ficaram cegas. O episódio rendeu ao empresário o apelido de "Paulinbo Metanol", mas não lhe trouxe nenhuma condenação judicial.

Há cerca de dez anos, Paulo e seu irmão, Ismael, descobriram o lucrativo negócio da sonegação. Nada muito complicado (veja o quadro abaixo). Eles criaram uma rede de empresas-laranja, muitas com sede no paraíso fiscal das Ilhas Virgens Britânicas, e passaram a simular operações de compra e venda entre elas. O lucro ficava com a Sasil e os impostos sobravam para as empresas-laranja. Quando a dívida fiscal de alguma delas chegava a patamares muito altos, seus donos simplesmente deixavam que fosse à falência e abriam uma nova empresa, igualmente laranja, para substituí-la. É um tipo de fraude pedestre, e perfeitamente identificável. Surpreende que a Receita tenha levado uma década para descobri-la. A missão, agora, é recuperar os bilhões perdidos no período. Como nos crimes de corrupção, o dinheiro desviado poderia ter sido usado para construir escolas, estradas e postos de saúde. Sonegar não é diferente de roubar. E, em alguns casos, pode ser ainda mais chocante.

FONTE:https://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2011/8/22/paraiso-fiscal-e-isso

Cifra Recorde- pauta de atualidades

As 500 maiores empresas do país registram aumento de 31% nos lucrose atingem resultado inédito em 2010
Os ganhos de eficiência se refletiram em um lucro líquido recorde, que alcançou 87 bilhões de doláres. Foi um aumento de 31% em comparação a 2009.

(Para mais informações: Revista Veja, Editora Abril/ Edição 2231 - ano 44 - número 34/ 24 de agosto de 2011).

Médica que pôs seringas em muro apresenta atestado de dez dias

23/08/2011 17h32 - Atualizado em 23/08/2011 17h34

A ortopedista que colocou 31 seringas supostamente contaminadas com HIV na grade da casa dela para afastar ladrões apresentou na tarde desta terça-feira (23) um atestado médico à direção do Hospital Regional do Paranoá (HRPa). Com o documento, Miriam Tomkowski Walton vai ficar mais dez dias afastada do trabalho. De acordo com a Secretaria de Saúde, a justificativa para o atestado é "sigilosa".

Moradora do condomínio RK, perto de Sobradinho, a ortopedista alega que resolveu colocar as seringas para afastar os ladrões de seu imóvel. Segundo Miriam, ela teria sido roubada inúmeras vezes esse ano. A administração do RK tem registro apenas do roubo na casa de Miriam, de uma máquina para cortar grama – que teria sido devolvido.

De acordo com a síndica do condomínio, Vera Barbieri, as seringas supostamente contaminadas foram colocadas na quinta-feira (18). Após uma notificação, Miriam retirou os objetos no sábado (20), mas o cartaz que diz “muro com sangue HIV positivo – não pule” foi deixado no local, que também tem supostas manchas de sangue.

A Secretaria de Saúde informou nesta segunda-feira (22), por meio de nota, que a médica será encaminhada para avaliação clínica quando retornar às atividades no Hospital Regional do Paranoá. De acordo com a secretaria, uma triagem feita no estoque do hospital mostrou que Miriam não retirou as seringas do HRPa, contrariando o que médica disse.

O Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) afirmou, também por meio de nota, que irá apurar a ação da médica. Segundo o CRM, Miriam poderá receber penalidade que pode ir desde a advertência à cassação do exercício profissional. O conselho adiantou que a atitude da médica apresentou indícios de infração ao Código de Ética Médica. A conduta de Miriam também será investigada pela 13ª DP, em Sobradinho. A médica poderá responder pelo crime de atentado contra a vida e a saúde.

FONTE:http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2011/08/medica-que-pos-seringas-em-muro-apresenta-atestado-de-dez-dias.html