Luanda - A presidente da Associação de Mulheres Engajadas em Cristo (AMEC), Teresa Dikuisa, apelou hoje, em Luanda, aos países africanos para trabalharem em conjunto no combate ao terrorismo.
Em declarações à Angop no acto de enceramento do programa de 40 dias de jejum e oração para África, a religiosa frisou que os africanos devem trabalhar em conjunto em questões regionais e políticas.
No entender de Teresa Dikuisa, as ameaças que o terrorismo coloca aos desafios da erradicação da pobreza e do desenvolvimento sustentável, bem como a iniquidade da ordem internacional são assuntos que os africanos devem trabalhar em conjunto.
Afirmou ainda que a África não deve permitir que aqueles que ontem colonizaram o continente encontrem hoje espaços para impor uma solução ou uma agenda pouco clara.
“Um olhar retrospectivo sobre o continente africano mostra que passamos por momentos de grandes mutações que levam-nos a pensar na refundação da nossa parceria com o ocidente, a volta de alguns componentes essenciais, nomeadamente o princípio de uma responsabilidade compartilhada, baseada nos princípios do respeito mútuo e de interesses mútuo para uma convivência pacífica neste mundo global”, disse.
Realçou que África e o ocidente devem engajar-se num diálogo político mais franco e aberto, que permita abordar todos os assuntos de interesse, mesmo os mais difíceis, como os direitos humanos e do homem, a corrupção, as migrações, sem drama, nem
dogma, mas no respeito e na confiança.
O acto decorreu de 15 de Abril a 25 de maio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário