Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de março de 2011


Vik Muniz

As obras do artista plástico e fotógrafo Vik Muniz são valorizadas no mundo todo. Vik Muniz é um talento criativo, apaixonado por ícones visuais. Vik nasceu na cidade de São Paulo, Brasil, em 1961, radicado em Nova Iorque desde 1983, mora no Brooklyn onde também têm seu ateliê. O grande responsável pela notoriedade de Vik Muniz no meio artístico novaiorquino foi o crítico de arte do Jornal New York Times, Charles Haggan. Após uma matéria publicada no jornal a respeito de suas obras expostas em uma pequena galeria de N.Y, grandes museus como Guggenheim e Metropolitan Museum of Art passaram a requisitar exposições de suas obras. Dessa maneira Vik Muniz foi o primeiro brasileiro a expor no mais conceituado museu de arte moderna do mundo. 'Vik' também se dedica a estudos e trabalhos com a mídia em parceria com o laboratório do MIT.
Ao longo de sua carreira Vik Muniz realizou exposições: na Flórida, Miami, Montreal, Nova Iorque, México, Canadá, Austrália, Rio de Janeiro.

A contemporaneidade das obras de Vik Muniz está na utilização de materiais inusitados, como: geleia, chocolate, pasta de amendoim, xarope, vinho, açúcar, materiais recicláveis, fios de cabelo, arame, diamante, gel, pigmentos, comidas, etc e tal. A técnica criada por Vik Muniz consiste na utilização desses variados e inusitados materiais e objetos na formação de imagens que depois são fotografadas e ampliadas. Normalmente seus trabalhos são releituras de grandes mestres da pintura: Leonardo da Vinci, Claude Monet, Albert Dürer, Gerhard Richter, Andy Warhol, entre outros. O resultado é fantástico!


Nenhum comentário:

Postar um comentário