Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de março de 2011

RS: enxurrada provoca mortes e prejuízos em São Lourenço do Sul

Um temporal seguido de enxurradas matou oito pessoas e causou destruição no Rio Grande do Sul. As vítimas são da cidade de São Lourenço do Sul, que decretou estado de calamidade pública. Muitos moradores precisaram esperar horas em cima das casas. A correnteza era tão forte que os barcos não conseguiam se aproximar. O resgate teve que ser feito de helicóptero. As pessoas foram encaminhadas para abrigos. “A impressão que eu tinha é que ia morrer eu e meu filho porque era muito rápido”, contou a funcionária pública Aline Ferreira. A chuva intensa, que começou na tarde da última quarta (9) e durou até de manhã, fez o Rio São Lourenço transbordar. Metade da zona urbana da cidade ficou debaixo d’água. Vinte mil pessoas foram atingidas. Policiais e bombeiros tentam retirar os moradores dos locais de risco, mas um voluntário disse que muita gente não pôde ser resgatada. “Ouvíamos os gritos das pessoas à noite. Não consigo tirar todo mundo. Não tinha o que fazer”. Os moradores contam que foram acordados por um carro de som da prefeitura, por volta das 4h, que pedia que todos deixassem as casas. A partir daí foi tudo muito rápido. A água subiu em cerca de 15 minutos. Em uma das casas, chegou a mais de um metro e meio de altura. No fim da manhã, foi encontrado o corpo de uma senhora de 76 anos que morreu afogada dentro de casa. Em Turuçu, a BR-116 foi interditada em dois pontos. Parte de uma ponte foi arrastada depois que o rio transbordou. O excesso de água provocou acidentes. O temporal destruiu casas na beira da rodovia. Para fugir do perigo, Vandino abandonou tudo no meio da noite. “Só deu tempo de pegar as crianças, a mãe e sair. É difícil, tantos anos e a gente chegar e ver que tudo foi embora, não sobrou mais nada”, contou. http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/03/rs-enxurrada-provoca-mortes-e-prejuizos-em-sao-lourenco-do-sul.html#

TRABALHO INFANTIL NO BRASIL

Trabalho infantil no Brasil atualmente

  • O trabalho infantil é mais visto especialmente nos países subdesenvolvidos assim como o nosso. Todos nós bem sabemos que o trabalho infantil em nosso país o Brasil é avaliado como um crime, mas que infelizmente e dificilmente esta espécie de crime leva a punição. É altamente explorado nas regiões menos favorecidas que este tipo de crimes ocorrem com uma maior freqüência, pois talvez isto aconteça pelo fato das crianças já terem que ajudar na casa desde pequenos, ou seja, na renda de suas famílias. Muitas vezes nós mesmos hoje em dia já nos deparamos com estes tipos de trabalhos nas grandes metrópoles como São Paulo, Rio de Janeiro crianças que arriscam suas vidas nas grandes avenidas vendendo coisas ou objetos de valor para conseguirem algum dinheiro, quando deveriam estar estudando ou brincando e que na maioria das vezes os pais não têm condições suficientes para que os filhos não trabalhem daí, acabam colaborando involuntariamente para que o trabalho infantil exista. Já outro fator contribuinte para a existência do mesmo é a exploração deste trabalho, ou seja, trabalhos ligados, por exemplo, a prostituição, ao tráfico e ainda outro bem pior a escravidão destas crianças. Portanto atualmente sabemos que ainda existe sim o trabalho em relação ao menor e é permitido o trabalho somente no caso da criança ser o principiante, ou seja, o aprendiz e que também não atrapalhe os estudos da criança, pois como dito anteriormente lugar de criança é na escola para aprender e não trabalhando como uma pessoa adulta.

O trabalho infantil no Brasil ainda é um grande problema social

Milhares de crianças ainda deixam de ir à escola e ter seus direitos preservados, e trabalham desde a mais tenra idade na lavoura, campo, fábrica ou casas de família, muitos deles sem receber remuneração alguma. Hoje em dia, em torno de 4,8 milhões de crianças de adolescentes entre 5 e 17 anos estão trabalhando no Brasil, segundo PNAD 2007. Desse total, 1,2 milhão estão na faixa entre 5 e 13 anos.

Apesar de no Brasil, o trabalho infantil ser considerado ilegal para crianças e adolescentes entre 5 e 13 anos, a realidade continua sendo outra. Para adolescentes entre 14 e 15 anos, o trabalho é legal desde que na condição de aprendiz.

http://www.guiainfantil.com/images/blog/300/315/001_small.jpg

O Peti (Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil) vem trabalhando arduamente para erradicar o trabalho infantil. Infelizmente mesmo com todo o seu empenho, a previsão é de poder atender com seus projetos, cerca de 1,1 milhão de crianças e adolescentes trabalhadores, segundo acompanhamento do Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos). Do total de crianças e adolescentes atendidos, 3,7 milhões estarão de fora.

Ao abandonarem a escola, ou terem que dividir o tempo entre a escola e o trabalho, o rendimento escolar dessas crianças é muito ruim, e serão sérias candidatas ao abandono escolar e consequentemente ao despreparo para o mercado de trabalho, tendo que aceitar sub-empregos e assim continuarem alimentando o ciclo de pobreza no Brasil.

Sabemos que hoje em dia, a inclusão digital (Infoinclusão) é de extrema importância. Além da conclusão do ciclo básico de educação, e da necessidade de cursos técnicos, e da continuidade nos estudos, o computador vem se tornando fundamental em qualquer área de trabalho.

Desde que entrou em prática, no final de novembro de 2005, o projeto de inclusão digital do governo federal, Computador para Todos - Projeto Cidadão Conectado registrou mais de 19 mil máquinas financiadas. Programas do Governo Federal juntamente com governos estaduais, pretendem instalar computadores e acesso a internet banda larga em todas escolas públicas até 2010. Com isso esperam que o acesso a informações contribuam para um melhor futuro às nossas crianças e adolescentes.

http://br.guiainfantil.com/direitos-das-criancas/450-trabalho-infantil-no-brasil.html

terça-feira, 29 de março de 2011


Vik Muniz

As obras do artista plástico e fotógrafo Vik Muniz são valorizadas no mundo todo. Vik Muniz é um talento criativo, apaixonado por ícones visuais. Vik nasceu na cidade de São Paulo, Brasil, em 1961, radicado em Nova Iorque desde 1983, mora no Brooklyn onde também têm seu ateliê. O grande responsável pela notoriedade de Vik Muniz no meio artístico novaiorquino foi o crítico de arte do Jornal New York Times, Charles Haggan. Após uma matéria publicada no jornal a respeito de suas obras expostas em uma pequena galeria de N.Y, grandes museus como Guggenheim e Metropolitan Museum of Art passaram a requisitar exposições de suas obras. Dessa maneira Vik Muniz foi o primeiro brasileiro a expor no mais conceituado museu de arte moderna do mundo. 'Vik' também se dedica a estudos e trabalhos com a mídia em parceria com o laboratório do MIT.
Ao longo de sua carreira Vik Muniz realizou exposições: na Flórida, Miami, Montreal, Nova Iorque, México, Canadá, Austrália, Rio de Janeiro.

A contemporaneidade das obras de Vik Muniz está na utilização de materiais inusitados, como: geleia, chocolate, pasta de amendoim, xarope, vinho, açúcar, materiais recicláveis, fios de cabelo, arame, diamante, gel, pigmentos, comidas, etc e tal. A técnica criada por Vik Muniz consiste na utilização desses variados e inusitados materiais e objetos na formação de imagens que depois são fotografadas e ampliadas. Normalmente seus trabalhos são releituras de grandes mestres da pintura: Leonardo da Vinci, Claude Monet, Albert Dürer, Gerhard Richter, Andy Warhol, entre outros. O resultado é fantástico!



O Trabalho infantil no Carnaval.

Qualquer cidadão que brinca carnaval nas ruas de Olinda e do Recife já viu crianças trabalhando. Seja vendendo cerveja ou espetinho, a pivetada está lá, trabalhando. Lógico, a pivetada pobre.

Curioso é que muita gente não acha que isso seja “exploração do trabalho infantil”, e não se importa em comprar dele suas mercadorias, muitas vezes ainda achando que assim está ajudando a pobre criança…

Numa comparação talvez imprópria, é como comprar madeira ilegal sem se preocupar com a origem das árvores.

Mas, é bem pior que isso, claro. É fechar os olhos para um problema grave, cuja única solução, a curto prazo, parece ser a adoção de medidas “radicais”, como trancafiar os adolescentes em gradis.

Para este carnaval, o Ministério Público do Trabalho em Pernambuco (MPT), o Ministério Público Estadual (MPPE) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) estão convocando os responsáveis das prefeituras de Recife e Olinda para o combate ao trabalho infantil durante as festividades.

A medida é louvável, e deve ser tomada. Embora (mesmo surtindo algum efeito positivo) me pareça uma ação pontual, quando, em verdade, seria preciso ir além dos dias de Momo.

Cotidianamente, vemos em sinais de trânsito, barracas ou mesmo nas ruas do centro da cidade e das periferias, crianças trabalhando – além daqueles que catam latinhas em meio às multidões. O combate deveria ser intensivo, e necessita de muitas frentes por parte dos governos, dos órgãos fiscalizadores e também da população.

A Prefeitura do Recife, que desde o primeiro mandato de João Paulo tem planos de combate contra o trabalho infantil nas épocas de festejo, já apresentou seu plano de ação.

Abaporu (Artes)


O quadro "Abaporu", uma das obras mais importantes de Tarsila do Amaral, chegou de Buenos Aires a Brasília na noite desta quarta-feira (16). A recepção, no Palácio do Planalto, foi marcada por um forte esquema de segurança, que contou até com escolta da Polícia Federal.

Fonte: http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2011/03/abaporu-de-tarsila-do-amaral-chega-brasilia-sob-forte-seguranca.html

Charge sobre Mubarak


















O chargista quis dizer que Mubarak desde 1981 no poder, agora não é mais presidente do Egito, ele não passa de uma peça de museu.
Fonte: http://aceveda.com.br/blog/wp-content/uploads/2011/02/charge-aroeira-hosni-mubarak2.jpg

segunda-feira, 28 de março de 2011

Plutônio é achado no solo da usina nuclear de Fukushima

A empresa que opera a usina nuclear de Fukushima informou nesta segunda-feira (28) que foi encontrado plutônio em vários pontos do solo do complexo.A Tepco acredita que o plutônio veio do combustível de um dos reatores avariados após o terremoto seguido pelo maremoto de 11 de março. As autoridades desde então tentam estabilizar os reatores para evitar um acidente nuclear de grandes proporções.

Os resultados foram tirados de amostras de solo tiradas uma semana antes, segundo a Tokyo Electric Power Co (Tepco).

A empresa afirmou que, nos níveis encontrados, o material radioativo não oferece risco à saúde humana.

Um porta-voz disse que a taxa de plutônio encontrada nesses locais era equivalente à detectada no Japão após os testes atômicos realizados em países vizinhos como, por exemplo, a Coreia do Norte.

"As mostras colocaram em evidência a presença de plutônio 238, 239 e 240", precisou e "a concentração fraca não representa nenhum perigo para a saúde", acrescentou.

ais cedo, a Tepco havia informado que foi detectada água com alto índice de radioatividade no exterior do edifício que abriga o reator 2 e sua turbina na central nuclear.

"Detectamos água acumulada em poços de um duto subterrâneo que desemboca no exterior do edifício, com um nível de radioatividade superior a 1.000 milisieverts por hora", declarou um porta-voz da empresa.

Os poços ficam a 60 metros do Oceano Pacífico, e a água contaminada pode ter seguido até a margem.

A empresa também detectou água contaminada no exterior dos edifícios dos reatores 1 e 3, mas com níveis de radioatividade muito inferiores.

Moradora é testada para índice de contaminação radioativa em abrigo de desabrigados em Fukushima nesta segunda-feira (28) (Foto: AP)Moradora é testada para índice de contaminação radioativa em abrigo de desabrigados em Fukushima nesta segunda-feira (28) (Foto: AP)

Incêndios, explosões e vazamentos radioativos repetidos forçaram os engenheiros a suspender os esforços para estabilizar a usina, incluindo no domingo, quando os níveis de radiação chegaram a 100 mil vezes acima do normal na água dentro do reator 2.

Um derretimento parcial de hastes de combustível dentro do recipiente do reator foi responsável pelos altos níveis de radiação naquele reator, embora o Secretário-Geral de Gabinete Yukio Edano tenha dito que a radiação foi em grande parte contida no prédio do reator.

Segundo a agência Kyodo, diante da inquietação para controlar os reatores, a Tepco apelou às empresas francesas por ajuda.

O grupo ambientalista Greenpeace afirmou que seus especialistas confirmaram níveis de radiação de até 10 microsieverts por hora em um vilarejo 40 km a noroeste da usina, e pediu a ampliação da zona de exclusão de 20 km.

"Claro que não é seguro permanecer em Iitate, especialmente crianças e grávidas, quando isso significa receber a dose anual máxima de radiação em alguns dias", disse o Greenpeace em um comunicado, referindo-se ao vilarejo onde foi feita a medição.

Mais de 70 mil pessoas foram retiradas de uma área de 20 km da usina e outras 130 mil dentro de uma zona que se estende por mais 10 km foram aconselhadas a permanecer dentro de casa. Também foram incentivadas a sair do local.

Lembrete.

Vamos lembrar que as postagens serão encerradas nos dia 15/04/2011. Estão ótimas as postagens, contribuindo de forma inteligente para o nosso desenvolvimento cultural.

Gisele.

domingo, 27 de março de 2011

Manifestantes protestam no Rio contra energia nuclear no Brasil

Cerca de 50 pessoas deram as mãos e formaram uma corrente humana para pedir o fim do uso de energia nuclear no Brasil, na manhã deste domingo (27), na orla do Leblon, Zona Sul do Rio. A manifestação foi organizada por três estudantes do ensino médio, que criaram um blog e divulgaram o protesto em redes sociais da Internet.

Em um dia de muito sol, os manifestantes, sempre de mãos dadas, caminharam do Leblon em direção ao Arpoador, em Ipanema, enquanto uma das organizadoras do protesto gritava palavras de ordem em um megafone: “Um, dois, três, quatro cinco, mil, não queremos mais usinas nucleares no Brasil”, e “Brasil responsável, energia renovável”.

“A gente é contra a construção de usinas nucleares no Brasil”, enfatizou Hannah Aders, estudante do terceiro ano do Ensino Médio e uma das organizadoras. “Na Alemanha, a corrente chegou a 45 quilômetros de comprimento. Aqui, ainda está pequena, mas temos que dar um primeiro passo”, disse, referindo-se ao protesto que levou milhares de pessoas às ruas de Berlim, uma semana após o acidente em uma usina nuclear no Japão.


Presidente amplia toque de recolher a todo país

28 de janeiro - Manifestante é atingido por canhões de água disparados pela polícia durante protesto no Cairo. Foto: ReutersToque de recolher foi anunciado para evitar os protestos nas ruas das principais cidades do país

O presidente Hosni Mubarak ampliou nesta sexta-feira o toque de recolher em todo o Egito, cerca de duas horas depois de um primeiro decreto que impunha a medida às cidades do Cairo, Alexandria e Suez, informou a emissora estatal.

Mubarak mobilizou o exército para conter a onda de protesto popular já violentamente reprimida, que deixou nesta sexta-feira pelo menos um morto, o oitavo em quatro dias de manifestações.

Dezenas de milhares de egípcios responderam ao apelo a participar do "Dia de Ira" à saída das mesquitas depois das orações de sexta-feira para pedir o fim do regime de Mubarak, no poder há 30 anos.

O toque de recolher entra em vigor nesta sexta-feira às 18h locais (14h de Brasília) e vai até as 07h, até nova ordem.

O presidente Mubarak "pediu às Forças Armadas, em cooperação com a polícia, que apliquem a decisão, mantenham a segurança e protejam os estabelecimentos públicos e as propriedades privadas", segundo a televisão.

No Cairo, duas delegacias foram incendiadas, assim como a sede do partido no poder, com a multidão enfrentando a pedradas as forças de segurança, que usaram granadas de gás lacrimogêneo, jatos d''água e balas de borracha para tentar dispersá-la.

Em Suez, manifestantes se apoderaram das armas de uma delegacia, pondo fogo no prédio, em seguida.

Uma pessoa morreu durante os incidentes nessa cidade junto ao Canal.

O tumulto já deixou oito mortos e deenas de heridos. Cerca de mil pessoas haviam sido detidas até a manhã desta sexta-feira.

O protesto está inspirado na "Revolução dos jasmins", um levantamento popular que derrubou neste mês o presidente tunisiano Ben Ali, no poder havia 23 anos, e gerou uma onda de contestação em todo o mundo árabe.

Mubarak, de 82 anos, absteve-se, até agora, de qualquer comentário público sobre a situação. O presidente da Comissão de Relações Exteriores da Assembleia, também membro do Partido Nacional Democrata no poder, pediu nesta sexta-feira ao presidente empreender "reformas sem precedentes" para evitar uma "revolução".

"Em nenhuma parte do mundo a segurança é capaz de pôr fim à revolução", disse Mustafá Al Fekki à televisão Al-Jazeera. O opositor e Prêmio Nobel da Paz Mohamed ElBaradei, que se disse disposto a liderar um governo de transição, também participou de manifestações no Cairo.

A jornada recebeu apoio da Irmandade Muçulmana, principal força da oposição, que até agora apoia sem grande entusiasmo as marchas convocadas por núcleos de jovens com aspirações democráticas.

O presidente americano, Barack Obama, disse nesta quinta-feira que "a violência não é uma é uma solução para os problemas do Egito". Nesta sexta-feira, a Casa Branca considerou a situação "profundamente preocupante" e pediu ao governo egípcio o "respeito aos direitos fundamentais, para evitar a violência e permitir as comunicações".

Neste mesmo sentido se expressão nesta sexta-feira o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e a chefe do governo alemão, Angela Merkel. As conexões à internet - um instrumento que desempenhou papel essencial na organização dos protestos - foram cortadas em todo o país.

"Em uma ação sem precedentes na história da internet, o governo egípcio parece ter dado ordem aos provedores de cortar todas as conexões internacionais à web", escreveu em seu blog James Cowie, da Renesys, uma companhia de New Hampshire (EUA) que monitora a transmissão de dados pela internet em tempo real.

Todos os operadores de telefonia celular presentes no Egito "receberam ordem de suspender seus serviços em algumas zonas selecionadas", denunciou nesta sexta-feira, em comunicado, em Londres, o gigante britânico das telecommunicações Vodafone.

Protestos
Nesta sexta, manifestantes atearam fogo na sede do governo em Alexandria, no quarto dia de mobilização contra o regime de Mubarak. Ao menos três pessoas morreram nos confrontos. Os 3 mortos são civis que participavam das manifestações ao redor da praça Tahrir, epicentro dos protestos políticos dos últimos dias e que está cercada pela polícia.

Um quarto manifestante morreu na cidade egípcia de Suez em choques com a polícia, segundo testemunhas

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4916934-EI17594,00-Egito+presidente+amplia+toque+de+recolher+a+todo+pais.html

Expressionismo


O expressionismo costuma ser entendido como a deformação da realidade para expressar mais subjetivamente a natureza e o ser humano, dando primazia à expressão dos sentimentos mais que à descrição objetiva da realidade. Entendido desta forma, o expressionismo é extrapolável a qualquer época e espaço geográfico. Assim, com frequência qualificou-se de expressionista a obra de diversos autores como Matthias Grünewald, Pieter Brueghel, o Velho, El Greco ou Francisco de Goya.

Vik Muniz

Vicente José de Oliveira Muniz mais conhecido como Vik Muniz, é um artista plástico brasileiro radicado em Nova York, que faz experimentos com novas mídias e materiais.

Vik Muniz
Nome completoVicente José de Oliveira Muniz
Nascimento
Nacionalidade Brasileira
Ocupaçãoartista plástico, fotógrafo, escultor


http://www.google.com.br/images?rlz=1C1CHOE_pt-BRBR400BR400&q=victor%20muniz&um=1&ie=UTF-8&source=og&sa=N&hl=pt-br&tab=wi&biw=1152&bih=769


Julia Assis.


sexta-feira, 25 de março de 2011

Trabalho infantil no Brasil






O trabalho infantil no Brasil ainda é um grande problema social. Milhares de crianças ainda deixam de ir à escola e ter seus direitos preservados, e trabalham desde a mais tenra idade na lavoura, campo, fábrica ou casas de família, muitos deles sem receber remuneração alguma. Hoje em dia, em torno de 4,8 milhões de crianças de adolescentes entre 5 e 17 anos estão trabalhando no Brasil, segundo PNAD 2007. Desse total, 1,2 milhão estão na faixa entre 5 e 13 anos.


Apesar de no Brasil, o trabalho infantil ser considerado ilegal para crianças e adolescentes entre 5 e 13 anos, a realidade continua sendo outra. Para adolescentes entre 14 e 15 anos, o trabalho é legal desde que na condição de aprendiz.


O Peti (Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil) vem trabalhando arduamente para erradicar o trabalho infantil. Infelizmente mesmo com todo o seu empenho, a previsão é de poder atender com seus projetos, cerca de 1,1 milhão de crianças e adolescentes trabalhadores, segundo acompanhamento do Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos). Do total de crianças e adolescentes atendidos, 3,7 milhões estarão de fora.

Ao abandonarem a escola, ou terem que dividir o tempo entre a escola e o trabalho, o rendimento escolar dessas crianças é muito ruim, e serão sérias candidatas ao abandono escolar e consequentemente ao despreparo para o mercado de trabalho, tendo que aceitar sub-empregos e assim continuarem alimentando o ciclo de pobreza no Brasil.

Sabemos que hoje em dia, a inclusão digital (Infoinclusão) é de extrema importância. Além da conclusão do ciclo básico de educação, e da necessidade de cursos técnicos, e da continuidade nos estudos, o computador vem se tornando fundamental em qualquer área de trabalho.

Desde que entrou em prática, no final de novembro de 2005, o projeto de inclusão digital do governo federal, Computador para Todos - Projeto Cidadão Conectado registrou mais de 19 mil máquinas financiadas. Programas do Governo Federal juntamente com governos estaduais, pretendem instalar computadores e acesso a internet banda larga em todas escolas públicas até 2010. Com isso esperam que o acesso a informações contribuam para um melhor futuro às nossas crianças e adolescentes.



Perfil do trabalho infantil no Brasil

Como já era de se esperar, o trabalho infantil ainda é predominantemente agrícola. Cerca de 36,5% das crianças estão em granjas, sítios e fazendas, 24,5% em lojas e fábricas. No Nordeste, 46,5% aparecem trabalhando em fazendas e sítios.

A Constituição Brasileira é clara: menores de 16 anos são proibidos de trabalhar, exceto como aprendizes e somente a partir dos 14. Não é o que vemos na televisão. Há dois pesos e duas medidas. Achamos um absurdo ver a exploração de crianças trabalhando nas lavouras de cana, carvoarias, quebrando pedras, deixando sequelas nessas vítimas indefesas, mas costumamos aplaudir crianças e bebês que tornam-se estrelas mirins em novelas, apresentações e comerciais.

A UNICEF declarou no Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil (12 de junho) que os esforços para acabar com o trabalho infantil não serão bem sucedidos sem um trabalho conjunto para combater o tráfico de crianças e mulheres no interior dos países e entre fronteiras. No Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, a UNICEF disse/referiu com base em estimativas que o tráfico de Seres humanos começa a aproximar-se do tráfico ilícito de armas e drogas.

OBS: Para Atualidades.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Expressionismo nas Artes Plásticas

Surgimento

Em oposição ao Impressionismo, o Expressionismo surge no final do século XIX com características que ressaltam a subjetividade. Neste movimento, a intenção do artista é de recriar o mundo e não apenas a de absorvê-lo da mesma forma que é visto. Aqui ele se opõe à objetividade da imagem, destacando, em contrapartida, o subjetivismo da expressão.

História e características

Seu marco ocorreu na Alemanha, onde atingiu vários pintores num momento em que o país atravessava um período de guerra. As obras de arte expressionistas mostram o estado psicológico e as denúncias sociais de uma sociedade que se considerava doente e na carência de um mundo melhor. Pode-se dizer que o Expressionismo foi mais que uma forma de expressão, ele foi uma atitude em prol dos valores humanos num momento em que politicamente isto era o que menos interessava.

O principal precursor deste movimento foi o pintor holandês Vincent Van Gogh, que, com seu estilo único, já manifestava, através de sua arte, os primeiros sinais do expressionismo. Ele serviu como fonte de inspiração para os pintores: Érico Heckel, Francisco Marc, Paulo Klee, George Grosz, Max Beckmann, etc. Há ainda muitos outros pintores, entre eles, Pablo Picasso, que também foram influenciados por esta manifestação artística. Outro importante pintor expressionista foi o norueguês Edvard Munch, autor da conhecida obra O Grito.

Além de sua forte manifestação na pintura, o expressionismo foi marcante também em outras manifestações artísticas, tais como: literatura, cinema, teatro, etc. Na literatura, há muitas obras que refletem a crise de consciência que tomou conta da sociedade antes e depois da Primeira Guerra Mundial.

Na década de 40, surge o expressionismo abstrato, este movimento foi criado em Nova York por pintores como Pollock, de Kooning e Rothko. Aqui os estilos eram bem variados e buscavam a liberação dos padrões estéticos que até então dominavam a arte norte-americana.

EXPRESSIONISMO NO BRASIL

Em nosso país o movimento também foi importante. Podemos destacar, nas artes plásticas, os artistas expressionistas mais importantes: Candido Portinari, que mostra em suas telas a migração do povo nordestino para as grandes cidades. Outros representantes: Anita Malfatti, Lasar Segall e Osvaldo Goeldi (autor de diversas gravuras). As peças teatrais de Nélson Rodrigues apresentam significativas características do expressionismo.

munch_o_grito1.jpg (500×615)

Fonte:http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/expressionismo/

  
O EXTRAORDINÁRIO IMPACTO DO LIXO
 Pode apostar que, quanto mais lixo produzimos, pior estamos nos alimentando

 Na semana passada fui ver um filme que deveria ser exibido em todas as escolas do país! O documentário "Lixo Extraordinário" mostra a vida dos catadores de material reciclável no aterro sanitário do Gramacho, um dos maiores do mundo, no Rio. Também mostra como a arte pode virar a realidade dessas pessoas de cabeça para baixo.
Quando a gente produz nosso lixo diário, dificilmente pensa no impacto que esses dejetos vão ter para o ambiente e para a vida de outras pessoas. Além de separar os recicláveis (o que já deveria ser uma prática regular em todos os cantos do planeta), a própria maneira como consumimos, produzimos lixo e nos livramos dele deveria ser revista. É uma cadeia de produção assustadora! O que isso tem a ver com saúde? Tudo! Pode apostar que, quanto mais lixo produzimos, pior estamos nos alimentando!
Outro filme que me veio à cabeça quando vi "Lixo Extraordinário" foi o já clássico "Ilha das Flores" (1989), curta do diretor gaúcho Jorge Furtado que, contando a saga de um tomate, faz uma crítica ácida à nossa sociedade de consumo.
A questão ambiental ocupa cada vez mais espaço em nossas vidas. Água, energia, lixo e aquecimento global são temas que vamos ter de encarar. A ligação de tudo isso com nosso estilo de vida, nossa saúde e nosso comportamento não é uma discussão tão óbvia, mas é fundamental. Essa "ecologia" humana já é uma das bolas da vez!
Talvez o mais bonito desse filme seja justamente focar as pessoas, no impacto que o lixo produz em suas vidas, no resgate da sua auto-estima, no poder de compreensão do que é a arte e em como ela pode ser transformadora. Na semana passada, voando para o Rio encontrei um dos personagens (o Tião). Virei tiete! Como o cara é bacana! O lixo pode ser mesmo extraordinário!
 Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), virou referência no Brasil sobre saúde e comportamento do jovem. Além da prática de consultório, mantém programas em TV e rádio e colaborações em jornais, revistas e sites. Este artigo foi publicado originalmente no caderno Folhateen do Jornal Folha de S.Paulo, na edição de dia 14/02/2011.

Adaptação de artigo disponível em:
 http://www.jornalalecrim.com/oextraordinarioimpactodolixo.html  acesso em 24 de março de 2011

quarta-feira, 23 de março de 2011

Terremoto atinge costa do Japão, gera tsunami e mata ao menos 288

11/03/2011 11h05 - Atualizado em 11/03/2011 14h13

Tremor de magnitude 8,9 foi o maior do país e o 7º maior da história.
Após causar destruição no Japão, ondas gigantes ameaçam costa pacífica.

Um forte terremoto de magnitude 8,9 atingiu nesta sexta-feira (11) a costa nordeste do Japão, segundo o Serviço Geológico dos EUA , gerando um tsunami de até dez metros de altura que varreu a costa do país, matando pelo menos 288 pessoas e causando destruição.

O tremor foi o 7º pior na história, segundo a agência americana, e também o pior já registrado na história do Japão. O abalo provocou um tsunami que alcançou áreas da cidade japonesa de Sendai, na ilha de Honshu, a principal do arquipélago japonês.

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, agência americana, emitiu um alerta para vários países na costa do Oceano Atlântico, avisando da possibilidade da chegada de ondas de até dez metros, mas até agora não houve relato de destruição fora do Japão.Vários governos emitiram alertas, e alguns ordenaram a retirada de moradores de áreas costeiras.

A Indonésia e o Havaí também informaram que não houve danos na chegada das ondas a seu território, e o governo levantou o alerta. A ilha de Guam, território americano do Pacífico, também levantou o alerta. A Casa Branca avaliou que os EUA, principalmente o estado do Havaí, escaparam do pior.

A polícia informou que 288 pessoas morreram, 349 estão desaparecidas e centenas estão feridas. A polícia da província de Miyagi disse que entre 200 e 300 corpos de vítimas do tsunami foram encontrados na região costeira da cidade de Sendai. As autoridades acreditam que são corpos de residentes que morreram afogados pela onda de dez metros de altura que atingiu o litoral.

Ainda não havia informações sobre vítimas brasileiras, segundo o embaixador do Brasil no país. Moram na região próxima ao epicentro pelo menos 17 mil brasileiros, segundo a embaixada, que colocou à disposição telefones para informações.

O tremor teve epicentro no Oceano Pacífico a 130 km da península de Ojika, no Japão, a uma profundidade de 24 km, considerada pequena para terremotos.

Ele ocorreu às 14h46 (hora local, 2h46 de Brasília) e foi seguido por pelo menos outros 70 fortes tremores de magnitude superior a 5, segundo o USGS. O governo japonês emitiu um alerta sobre o risco de fortes réplicas e primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, qualificou como "grandes" os danos causados pelo abalo, ele estava no Parlamento na hora do tremor.


Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/03/terremoto-atinge-costa-do-japao-gera-tsunami-e-mata-ao-menos-200.html

23/03/2011 14h28 - Atualizado em 23/03/2011 14h28 Radioatividade faz EUA proibirem alimentos do Japão

Foi anunciada ontem, pelos Estados Unidos, a proibição da importação de alguns alimentos do Japão. A causa disso, é o fato de que os EUA temem a radiação e contaminação nuclear dos produtos alimentícios após o terremoto e tsunami ocorridos no dia 11.

A Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA, na sigla em inglês), que regula todas as importações de alimentos do país, comunicou a emição de um alerta às importações de leite e produtos dele derivados, verduras e frutas frescas das regiões japonesas de Fukushima, Ibaraki, Tochigi e Gunma.

Hoje, o primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, proibiu a venda de leite e verduras (principalmente espinafre, brócolis, couve e couve-flor) procedentes das cidades de Fukushima e Ibaraki, no nordeste do país, devido aos altos índices de radioatividade. O ministério da Saúde do país também solicitou às cidades de Chiba e Ibaraki que reforcem os programas de inspeção dos produtos pescados em sua costa. As informações são da Dow Jones.

Fonte:http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2011/03/radioatividade-faz-eua-proibirem-alimentos-do-japao.html

Motivação.

Parabéns! Continuem com as suas postagens, estão bastante criativas e de grande contribuição para ampliar a nossa visão de mundo e romper com verdades absolutas.
Vamos fazer mais postagens.

terça-feira, 22 de março de 2011

O impressionismo

O impressionismo foi um movimento que provocou grandes mudanças na pintura e deu origem às grandes tendências do século XX.
Principais características da pintura:

* A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza se modificam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol.

* As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens.

* As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam, e não escuras ou pretas, como os pintores costumavam representá-las no passado.

* Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim, um amarelo próximo a um violeta produz uma impressão de luz e de sombra muito mais real do que o claro-escuro tão valorizado pelos pintores barrocos.

* As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor. Pelo contrário, devem ser puras e dissociadas nos quadros em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para se óptica.

A primeira vez que o público teve contato com a obra dos impressionistas foi numa exposição coletiva realizada em Paris, em abril de 1874. Mas o público e a crítica reagiram muito mal ao novo movimento, pois ainda se mantinham fiéis aos princípios acadêmicos da pintura.

Os principais artistas desse movimento artístico foram : Claude Monet , Auguste Renoir , Edgar Degas , e Seraut.

Referência Bibliográfica : http://www.historiadaarte.com.br/impressionismo.html

Surgimento da camera fotográfica-Artes.




Talvez pelo fato de já termos nos acostumado a ter acesso fácil à tecnologia, muitas vezes não enxergamos a real importância das coisas. Você conseguiria imaginar como seria a vida sem a fotografia?

Seja para registrar um momento muito especial ou simplesmente para colocar no Orkut, lá estão as câmeras fotográficas: pequenas, grandes, profissionais ou não, analógicas, digitais, embutidas no celular...

A idéia por trás destas máquinas, ou seja, a idéia da fotografia surgiu por volta de 350 a.C, quando o filósofo grego Aristóteles criou um método de observar os eclipses solares sem prejudicar a visão: a câmara escura. Aristóteles fez um pequeno furo na câmara, no qual a luz passava e formava a imagem em seu interior. Este método foi importante pelo fato de ter sido por meio dele que foi possível se conhecer os princípios óticos.

A câmara escura foi a primeira máquina fotográfica da história, se assim podemos dizer. Com seu aperfeiçoamento, como a criação de lentes, por exemplo, o que proporcionou imagens mais nítidas, surgiu outra necessidade: como fixar as imagens?

Thomas Wedgwood deu um importante passo nesse sentido, tendo usado, no início do século XIX, a substância química nitrato de prata para fixar as imagens da câmara escura. Entretanto, este processo durava várias horas!

Outros nomes importantes na história da fotografia foram Louis Jacques Mandé Daguerre, que passou a usar vapor de mercúrio e tiossulfato de sódio na fixação das imagens, o que reduziu o tempo de revelação para apenas alguns minutos; além do inglês Willian Henry Fox-Talbot, que criou um eficiente mecanismo de fixagem, o qual produzia os famosos “negativos”.

Falando especificamente das câmeras fotográficas, podemos dizer que tais dispositivos surgiram no final do século XIX, por meio de George Eastman, fundador da Kodak Company. Eastman teve a idéia de criar uma longa camada de nitrato de celulose, e a cada foto, tal camada era enrolada em uma espécie de carretel. Por um preço de 25 dólares, as câmeras de Eastman ficaram conhecidas pela sua simplicidade: bastava que o usuário apertasse o botão e pronto. Tal fato foi importante para a difusão das câmeras fotográficas em todo o século XX.

OBS: Para Artes.



Edição do dia 01/03/2011 01/03/2011 21h44 - Atualizado em 01/03/2011 21h44 MG: rótulo de serpentina suspeita de tragédia está em inglês

O rótulo da serpentina metálica - que supostamente teria provocado a descarga elétrica que matou 15 pessoas em Minas Gerais - traz um alerta para que o produto não seja usado perto da rede de energia. Mas o aviso está em inglês.

Em vez de comemorar o aniversário da cidade, Bandeira do Sul decretou luto de três dias.

O rompimento de cabos da rede de eletricidade provocado por um curto circuito atingiu um trio elétrico durante o pré-carnaval da cidade, no domingo. A descarga elétrica matou 15 pessoas. Mais de 50 ficaram feridas.

Muitos fios da rede telefônica da cidade têm serpentinas metálicas presas. A polícia investiga se essas fitas teriam provocado o curto-circuito e aguarda o laudo da companhia de energia elétrica - a Cemig.

Segundo a polícia, o lança serpentina funciona com gás comprimido é só girar a base, que a fita metálica se solta. O material é importado da China e no rótulo existe um aviso para se evitar o uso em rede elétrica, mas a orientação está escrita em inglês.

O Código de Defesa do Consumidor exige rótulos com informações em português dos produtos comercializados no Brasil.

Expressionismo

O Expressionismo é a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, “expressando” sentimentos humanos. Utilizando cores irreais, dá forma plástica ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão, à miséria humana, à prostituição. Deforma-se a figura, para ressaltar o sentimento.
Predominância dos valores emocionais sobre os intelectuais. Corrente artística concentrada especialmente na Alemanha entre 1905 e 1930

www.brasilescola.com › Artes

segunda-feira, 21 de março de 2011

Aleijadinho

Aleijadinho
Aleijadinho nasceu em Vila Rica, aproximadamente no ano de 1730. Era filha de uma escrava com um mestre de obras português. Seguiu o trabalho de seu pai, que era entalhador.
A partir dos 40 anos de idade, ele começou a adquirir uma doença degenerativa nas articulações. Então, foi perdendo os movimentos dos pés e das mãos. Mesmo com tudo isso, ele continua trabalhando na contrução de igrejas mineiras.
Aleijadinho morreu, aproximadamente, em 1814, em Ouro Preto (antiga Vila Rica). Atualmente, o artista é considerado um dos mais importantes da história do barroco mineiro.

domingo, 20 de março de 2011

Mostra no Palácio das Artes conta com o melhor da Bienal de São Paulo

Já recebeu 40 mil visitantes a exposição 29ª Bienal – Obras selecionadas, apresentada no Palácio das Artes e no Centro de Arte Contemporânea e Fotografia, em Belo Horizonte. A mostra reúne cerca de uma centena de trabalhos de artistas de vários países e integra o programa de itinerância do evento paulistano, realizado ano passado. Até agosto, o projeto vai circular por 12 cidades brasileiras.

“Além de levar a bienal a vários locais, a itinerância permite a reorganização da mostra. Podemos ver os trabalhos com outros olhares, de forma mais focada e sem a loucura das megaexposições”, aprova a artista plástica paulista Tatiana Blass. É dela o piano paralisado com parafina que está chamando a atenção no Palácio das Artes. Metade da fala no chão – piano surdo integra série de seis obras em que instrumentos musicais são emudecidos com parafina. A primeira delas, de 2008, é um trombone. Cinco baterias, trompete e tuba já serviram de matéria-prima para Tatiana.

Referência Bibliográfica : http://www.divirta-se.uai.com.br/html/sessao_7/2011/03/09/ficha_agitos/id_sessao=7&id_noticia=35892/ficha_agitos.shtml

Concebida como algo triste – um pianista solitário no palco, enfrentando situação absurda –, a obra ganhou conteúdo cômico na capital paulista: ao se levantar para agradecer, o músico que participava da performance escorregou na parafina, conferindo dimensão tragicômica a Metade da fala no chão...

Tatiana Blass explica que não se trata de manifestação contra a música, mas de uma obra sobre a dificuldade de comunicação. Para isso, ela se valeu de um objeto que tem por destino dizer algo. A artista considera que a “sombra branca” criada pela parafina remete ao não dito, ao incompreensível.

Tatiana Blass iniciou sua carreira com a pintura. As instalações surgiram em 2004, como “esculturas pictóricas”, e avançaram no sentido de pesquisas tridimensionais. Ela já criou obras com mármore e metal. Este ano promete ser de muito trabalho para a paulista, que fará coletiva no Museu de Arte Moderna carioca, exporá no Centro Cultural Banco do Brasil da capital fluminense e exibirá trabalhos na Caixa Cultural, em São Paulo.

Em 20 minutos, Obama vê show e erra embaixadinha na Cidade de Deus

Nem os tanques do Exército, nem o policiamento ostensivo intimidaram os moradores da Cidade de Deus em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Na comunidade, crianças e idosos se espremeram em lajes na busca de um melhor lugar para ver a visita, que durou pouco mais de 20 minutos.

"É um momento gistórico para a gente", disse o motorista José Carlos Melo, de 50 anos, que passou a noite acordado em uma vigília por Obama com os vizinhos. "Vale a pena, é a nossa comunidade sendo valorizada", disse ele.

Por volta das 11h20, uma comitiva de mais dez carros luxuosos anunciavam a presença da família Obama na comunidade. No banco traseiro de um dos veículos, Barack e Michelle acenavam.

Obama tenta fazer embaixadinhas com as crianças da Cidade de Deus (Foto: AP)
Obama tenta fazer embaixadinhas com as crianças da Cidade de Deus (Foto: AP)

Aos gritos de "Obama, Obama", o presidente e a esposa, acompanhados das famílias Malia e Sasha, entraram na Fundação de Apoio à Infância e Adolescência (FIA), para um espetáculo de percussão e capoeira, por crianças e adolescentes da Cidade de Deus. Logo na chegada, político cumprimentou pais e alunos, e se dirigiu a crianças que brincavam com uma bola. Arriscou embaixadinhas. Sem intimidade com a bola no pé, desistiu.

Na apresentação de capoeira e percussão, Obama se mostrou mais animado que o resto da família. A mulher e as filhas já haviam participado de um evento semelhante em Brasília no sábado (19).

Obama acenando (Foto: Alexandre Durão/G1)
Obama acena para moradores que acompanhavam visitas das sacadas (Foto: Alexandre Durão/G1)

Antes de deixar a comundiade, Obama, de fora do carro, distribuiu acenos e sorrisos. A dona de casa Anderlúcia Nogueira, de 39 anos, levantou às 6 da manhã para reservar um melhor lugar na laje da vizinha. O sacrifício compensou, pois ela conseguiu ver o presidente de perto. "Mandei um beijo para ele e tenho certeza que ele acenou em retribuição. Estou muito contente."

Ele é um coroa vistoso. Um preto de tirar chapéu. Só queria que ele acabasse com a exigência de visto."
Tamara Rúbia, estudante de enfermagem

Para a estudante de enfermagem, Tamara Rúbia, de 20 anos, Obama é mais bonito e mais alto do que parece na TV. "Ele é um coroa vistoso. Um preto de tirar chapéu. Só queria que ele acabasse com a exigência de visto para universitários brasileiros. Sou estudante da UERJ e tive o visto negado para fazer um intercâmbio."

O artista plástico Edson Souza fez um curso de cinema nos Estados Unidos por seis meses e disse que jamais esperaria que Obama fosse um dia conhecer o bairro onde nasceu. "Fui muito recebido nos Estados Unidos e faço questão de receber
bem o presidente deles aqui."

No fim da curta passagem pela comunidade, o radialista Roberto Cavalcante, de 38 anos, atirou uma camisa da seleção brasileira sobre o carro de Obama, sem medo do Serviço Secreto americano. "Queria que ele tivesse uma lembrança boa do Brasil", contou.

Referência Bibliográfica:

http://g1.globo.com/obama-no-brasil/noticia/2011/03/em-20-minutos-obama-ve-show-e-erra-embaixadinha-na-cidade-de-deus.html


POSTAGEM LIVRE

sexta-feira, 18 de março de 2011

Adolescente britânica pesa mais de 250 quilos aos 17 anos

Aos 17 anos de idade, Georgia Davis é conhecida como a adolescente mais gorda da Grã-Bretanha, ultrapassando a marca dos 250 quilos.

Cerca de dois anos atrás, ela foi notícia porque conseguiu perder quase metade de seu peso em um programa de emagrecimento nos Estados Unidos.

Quando chegou à Wellspring Academies, na Carolina do Norte, em 2008, ela tinha 15 anos e pesava 210 quilos. Quando saiu de lá, nove meses depois, ela havia perdido 89 quilos.

Mas de volta à sua cidade natal, Aberdare, no País de Gales, ela recuperou todo o peso e ganhou ainda mais, voltando a aparecer nos jornais, desta vez por bater recordes de obesidade.

Georgia Davis deu uma entrevista para a BBC sobre sua luta para emagrecer (Foto: BBC)

'Vício'
Em entrevista à BBC, Davis disse ser 'viciada em comida' e atribuiu o fracasso em continuar emagrecendo ao fato de que ela foi colocada de volta no 'ambiente negativo' de sua casa, onde ela tem que enfrentar vários problemas e lembranças difíceis.

Muitos culparam sua mãe pelo deslize, já que a adolescente foi recebida com um prato de peixe empanado com batatas fritas quando voltou dos Estados Unidos.

Mas o porta-voz da ONG britânica National Obesity Forum, Tam Fry, acha que a própria Georgia deveria se preocupar com seu futuro.

'Ela foi um pouco negligente, porque aos 16 ou 17 anos já deveria ser capaz de preparar sua comida e de se esforçar para se exercitar. Em vez disso, ela se desconcentrou e voltou para seus velhos hábitos. É uma pena', afirma ele.

Especialistas dizem que se continuar nesse ritmo Georgia não vai chegar aos 21 anos de idade, já que seu coração, suas articulações e seu sistema circulatório estão sob enorme pressão.

Dificuldades em casa
Davis diz que seu problema com o peso começou depois que seu pai morreu, quando ela tinha cinco anos de idade. A partir daí, a comida passou a ser sua fonte de conforto.

'Eu comia de tudo, qualquer tipo de comida', disse ela em entrevista à BBC.

Pão, leite, coca-cola, batatas fritas, biscoitos de chocolate e bolos eram seus favoritos.

'A comida fazia eu me sentir melhor por um minuto ou dois, mas aí me sentia mal novamente e comia novamente e assim por diante', disse Davis.

'Eu comia praticamente o dia todo.'

Durante o período que passou na Wellspring Academies com uma bolsa oferecida pela instituição - um internato que oferece educação escolar, além de um programa de dieta e exercícios complementado com sessões de terapia cognitiva comportamental - seu consumo de calorias teria caído de 13 mil por dia para cerca 1,2 mil.

'Eu fui tirada do ambiente em que eu vivia, onde tinha todos esses problemas, e fui colocada em um lugar novo (a Wellspring Academies), onde não tinha que lidar com nada daquilo. Tudo era feito para mim, eu só precisava pegar aquilo e usar para meu benefício', disse Davis à BBC.

'Mas aí fui tirada dos Estados Unidos e colocada de volta naquele ambiente onde tinha todos aqueles problemas e aquelas lembranças. Isso sem nenhum treinamento sobre como lidar com isso em casa. Acho que essa foi a principal razão de eu ter voltado para o jeito que eu era antes.'

Quando começou a engordar de novo, Davis ficou deprimida, o que segundo ela a fazia comer ainda mais.

Agora, pesando 254 quilos, Davis conseguiu o apoio de uma equipe de nutricionistas e especialistas em exercício no País de Gales, além de estar usando técnicas de hipnoterapia e relaxamento para tentar voltar a emagrecer.


http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/03/adolescente-britanica-pesa-mais-de-250-quilos-aos-17-anos.html

TRABALHO DE ATUALIDADES.